15 fevereiro, 2014

CASTELLO BRANCO, Camillo – A DIFFAMAÇÃO DOS LIVREIROS SUCCESSORES DE ERNESTO CHARDRON. Porto, Imprensa Civilisação, 1886. In-4º (24cm) de 32 p. ; B.
Polémica entre Camilo e Lugan & Genelioux, sucessores da livraria de Ernesto Chardron, por causa dos direitos da obra Boémia do Espírito, pouco antes da sua publicação por Eduardo da Costa Santos (Livraria Civilização).
“O aggravo que o snr. Eduardo da Costa Santos, editor e proprietario da Bohemia do espirito, levou para a 2.ª instancia está pendente da deliberação dos juizes.
Recusei-me algum tempo a escrever sobre semelhante assumpto, receando que a minha defesa fosse interpretada como pretensão estolida de explicar aos juizes a injustiça da apprehensão da obra impressa. Se eu me defendesse com tal intento, duvidaria da intelligencia dos magistrados e da solicitude do illustre advogado do snr. Costa Santos.
Resolvi, porém, escrever logo que li os articulados dos snrs. Lugan & Genelioux para a «acção ordinaria». Ahi sou injuriado, affrontado e calumniado com quanta audacia póde impulsionar a infâmia. As aleivosias são ahi formuladas n’um tom desisivo, sem ambiguidades, sem precauçoens, nem subterfugios; mas o aviltamento de quem as suggeriu e redigiu está na documentada e irrefutavel com que as repulso. Os snrs. Lugan & Genelioux confiaram tão pouco na sua justiça que recorreram á detracção insultuosa, assacando-me antigas fraudes comerciaes com os meus editores para tornarem verosimeis as modernas.
Sordido expediente!”
(Advertência)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas apresentam falhas de papel marginais.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário