01 fevereiro, 2014

ENNES, Antonio – UM DIVORCIO. Drama em 1 acto. Original de… Lisboa, Antiga Casa Bertrand-José Bastos & C.ª-Livraria Editora, [18--]. In-8º (20cm) de 33, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Escripto expressamente para a festa artistica da actriz Giacintha Pezzana, e traduzido em italiano por Luiz Gualtieri. Subiu á cena no theatro do Principe Real, na noite de 30 de outubro de 1877.
Representado no original portuguez pela actriz Emilia das Neves no theatro de D. Maria II, em 12 de março de 1878, e em Paris, pela primeira vez, na noite de 10 de outubro de 1878, no palacio d’Aquila, residencia da princeza de Ratazzi, por ela traduzido e publicado, e no theatro de l’Ouvre, em 20 de maio de 1896.
António José de Orta Enes (1848-1901). “Formado no Curso Superior de Letras, foi um político, jornalista, escritor e administrador colonial português, que se destacou em Moçambique onde exerceu as funções de Comissário Régio durante a rebelião tsonga na região sul daquele território. Defendeu em 1870 uns Estados Unidos da Europa, temendo que Portugal fosse absorvido pela vizinha Espanha. Foi membro destacado do Partido Histórico e da Maçonaria. Exerceu as funções de deputado, de bibliotecário-mor da Biblioteca Nacional de Lisboa (1886) e de Ministro da Marinha e Ultramar na primeira fase do governo extrapartidário de João Crisóstomo de Abreu e Sousa.”
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário