12 outubro, 2013

VITÓRIA, Simeão - O NOVE DE ABRILBreves palavras proferidas na Sessão Solene realizada em 11 de Abril de 1925, no Liceu Central de Salvador Correia, de Loanda, Angola. Loanda, Composto e Impresso na Tipografia Minerva, 1925. In-4º (22,5cm) de 14, [2] p. ; B.

Valorizado pela dedicatória autógrafa do autor ao Capitão Augusto Casimiro.

Raríssimo opúsculo publicado em Luanda com o intuito de, nas palavras do autor, homenagear os bravos mártires que na Flandres, Cunene e Rovuma, ergueram bem alto o espírito da Raça.

"Quanto mais valente é o inimigo,
tanto mais gloriosa é a vitória sobre o mesmo."
Von Hindenburg

"«Nove de Abril!» Este nome não é um nome de luto, um nome de morte!
[...]
Se a avalanche teutónica caiu pesadamente sôbre as nossas reduzidas tropas, na Flandres, flagelando-as, tingindo com o seu sangue o solo da França, reflectindo de lá para a Ocdidental Praia, o caudal rubro do martírio, dêsse golpe formidavel, impossível de conter em suas proporções gigantescas, uma acção sobrelevou a todas, plena de dignidade, de bravura, de brilho, numa bandeira de beleza.
Não foi em debandada, em fuga corrente, diante do exército alemão, o nosso exército.
Os espíritos superficiaes não merecem atenção dizendo o contrário.
Quem faz justiça aos nossos soldados não sou eu, que de mim êles não carecem, é o senhor General Gomes da Costa, é mais alguem além da alma portuguesa, é o próprio inimigo - o Marechal Hindenburgo.
[...]
"O «9 de Abril» é um sol despontando sôbre o nosso lar, acordando-o, fazendo revibrar suas energias latentes. Esse feito de armas onde travaram lutas homéricas - que o diga Lacouture, pedestral de glória do bravo Capitão Roma e de seus bravos companheiros - atesta bem às gerações d'hoje que o sangue lusíada não morreu, que a Raça de Nun'Alvares é ainda da têmpera antiga, que sômos capazes de grande cometimentos."
(excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capa apresenta falha de papel no canto superior dto.
Muito raro.
Sem indicação de registo na Biblioteca Nacional (BNP).
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário