07 outubro, 2013

GAGO, Jacintho (Faria e Maia) - O CAPITÃO MAGNO : romance de critica humoristica. Lisboa, Livraria Ferreira, 1911. In-8º (19,5cm) de XVI, 351, [1] p. ; B.
"Ainda não tinhamos impresso metade d'este novo livro quando se proclamou a Republica.
Destinado a um mesmo publico, este meu segundo livro tinha de ser uma critica humoristica do presente, com uma ligeira lembrança patriotica do passado."
(excerto da introdução)
Jacinto Gago Machado de Faria e Maia (1874-1925). “N. S. José, Ponta Delgada, 7.10.1874 – m. Paris, 1925. Era filho de Francisco Machado de Faria e Maia e de Mariana da Silveira Gago da Câmara. Enquanto estudante em Coimbra foi companheiro de Eugénio de Castro, de Manuel da Silva Gaio, Afonso Lopes Vieira, Carlos Mesquita, Thomaz de Noronha, Ruy da Câmara, Freitas Leal, Joaquim José Fernandes, Júlio de Vilhena, do Marquês da Ribeira Grande. No Liceu de Ponta Delgada foi colega de Humberto Bettencourt, Aníbal Bicudo, Rodrigo Rodrigues, José Bruno Carreiro. Entre 1914 e 1915, durante o governo de Bernardino Machado, exerceu o cargo de Governador Civil do Distrito de Ponta Delgada. Era republicano e aceso defensor do desenvolvimento autonómico dos Açores, nomeadamente através de uma melhor representação dos açorianos na Assembleia da República. Por esse motivo, escreveu várias vezes sobre «a união dos açorianos» em torno de um bem comum, lutando contra os imperativos partidários que deixavam de parte os reais interesses da região.”
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Apresenta defeitos na lombada; pequena falha de papel no canto superior dto da capa.
Muito invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário