30 outubro, 2013

FERREIRA, Rafael Laborde & VIEIRA, Victor Manuel Lopes - ESTATUÁRIA DE LISBOA. Com a colaboração da Tranquilidade-Seguros. [Lisboa], [s.n. – Imp. por Amigos do Livro, Lda.], 1985. In-8º (19cm) de 447, [1] p. ; mto il. ; B.
Excelente roteiro profusamente ilustrado com fotografias da estatuária da capital. Cada estátua, busto, etc., vem acompanhado de alguns pormenores técnicos da obra, incluindo a autoria, e uma pequena biografia dos representados.
“Todos os Povos veneram os seus santos, glorificam os seus heróis, honram os seus cientistas, amam os seus artistas, lembram as suas figuras populares.
A estatuária dum povo reflecte a sua sensibilidade, as suas preferências perante a sua história, concretizando em expressão artística, um sentimento colectivo. […] As estátuas são o adorno das cidades. Uma cidade sem estátuas é uma mulher sem brincos e sem anéis; sem pulseiras e sem colares.
Uma cidade sem estátuas é uma cidade nua.
Em Lisboa, ergueram-se monumentos a personalidades – santos, heróis, cientistas, navegadores, políticos e reis – ergueram-se monumentos em memória de grandes acontecimentos que marcaram a nossa história – guerras, descobrimentos marítimos, revoluções – mas também se esculpiram muitas estátuas alegóricas referentes à mitologia, às figuras populares e muitas em enaltecimento de sentimentos honrosos.”
(excerto da introdução)
Índice geral:
I - Figuras Exteriores
1. Acontecimentos. 2. Personalidades. 3. Alegorias. 4. Figuras Decorativas.
II - Figuras Interiores
1. Acontecimentos. 2. Personalidades. 3. Alegorias.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Discreto carimbo de posse na f. rosto.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário