06 agosto, 2013

TERMAS DE S. PEDRO DO SUL : antigas Caldas de Lafões e da Rainha D. Amélia. [S. Pedro do Sul], Comissão de Iniciativa e Turismo das Termas de S. Pedro do Sul [Comp. e Imp. na Casa Tipográfica de Alves & Mourão, Coimbra], 1936. In-8.º (21cm) de 16 p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Bonita monografia sobre as Termas de S. Pedro do Sul, Viseu. Aborda os aspectos históricos mais relevantes, a qualidade das suas águas e os equipamentos disponíveis, oferta de alojamento, etc.
Livro muito ilustrada ao longo do texto.
A contracapa contém dois mapas esquemáticos do 'Caminho de Ferro' e das 'Estradas' com a localização das Termas.
“As Termas de S. Pedro do Sul ficam situadas no mais pitoresco e fértil recanto do Vale de Lafões, distrito de Viseu, entre as históricas vilas de S. Pedro do Sul e Vouzela, de que distam cerca de 3 kilómetros.
Iberos, celtas, fenícios, romanos, árabes, todos ocuparam, mais ou menos transitoriamente, as terras do Vale do Vouga. Se faltam, em parte, documentos, aparte numerosos megalíticos, a atestar a permanência de alguns desses povos nesta região, particularmente a fazer supor que utilizassem as suas águas termais, abundam, no entanto, quanto aos Romanos, pois esses aqui deixaram inegáveis provas da sua larga permanência e do culto votado às preciosas águas.
Construíram um Balneário, possivelmente antes da era cristã (Viriato, o aguerrido e patriota pastor dos Hermínios, viveu na era de 150 anos antes de Cristo).
Sobre as ruínas desse Balneum Romano, mandou o nosso I.º Rei, D. Afonso Henriques, edificar o histórico Estabelecimento Balnear que hoje tem o seu nome.”
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário