12 agosto, 2013

RODRIGUES, Urbano Tavares - A FLOR DA UTOPIA. Com quinze ilustrações de Rogério Ribeiro. Direcção gráfica de Armando Alves. Porto, Edições Asa, 2003. In-fólio de 87, [7] p. ; il. ; E.
"Retrato de Urbano Tavares Rodrigues por Maria Judite de Carvalho"
1ª edição.
Valorizado pela extensa dedicatória autógrafa do autor ao Dr. Luís Manuel Monteiro Baptista [antigo médico de Álvaro Cunhal].
«A Flor da Utopia». Obra que revela o talento e a mestria deste grande escritor, e que foi editada em 2003 - ano em que o autor comemorou 80 primaveras.
Descrições que são o registo de uma imaginação plena de audácia dão corpo a esta obra. Na verdade, trata-se de um álbum onde as palavras de Urbano Tavares Rodrigues casam com quinze ilustrações de Rogério Ribeiro.
O escritor evoca numa prosa admirável, tantas vezes poética, três momentos revolucionários da História de França, de certo modo fundadores de todas as grandes transformações a que assistiu o século XX e que se prolongam nos nossos dias: 1848, a Comuna, maio de 1968. «A Queda das Estátuas», «A Hera Chorando Sangue» e «A Flor da Utopia» intitulam esses três momentos.
Propositadamente para esta obra, Urbano Tavares Rodrigues escreveu um texto autobiográfico, «A Estrada Que Ficou Para Trás» - um testemunho de vida. Palavras na primeira pessoa para revelar um percurso exímio. Impossível ignorar uma frase tão rica: "Uma vida, como um rio, faz-se também de outras vidas, que com ela confluem e lhe trazem alimento, alegria, luz, consciência da realidade" – diz o autor.
Urbano Tavares Rodrigues (1923-2013). Jornalista, professor e escritor português. Garantiu uma produção literária notável. A sua extensa obra, que abarca vários géneros, foi contemplada com distintos prémios e está traduzida em diversas línguas.
Edição cuidada de grande esmero e apuro gráfico, belissimamente ilustrada, sob a direcção de mestre Armando Alves.
Encadernação editorial em tela com sobrecapa policromada plastificada. 
Excelente exemplar, como novo.
Invulgar.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário