05 agosto, 2013

CORREIA, Romeu - JORGE VIEIRA E O FUTEBOL DO SEU TEMPO. [S.l.], Edição do Autor [Fotocomposto e impresso por Congráfica], [1981]. In-8º (21cm) de 367, [1] p. ; il. ; B.
1ª edição.
Muito ilustrada com retratos de Jorge Vieira e outros jogadores, e fotos de acontecimentos desportivos, sobretudo futebolísticos.
Obra de Romeu Correia que conta episódios da vida de Jorge Vieira, jogador do Sporting da década de 20 do século passado, e dos seus companheiros - colegas e adversários.
"Dotado de um físico esbelto, a sua presença no estádio era a melhor garantia de lealdade e cavalheirismo ao terçar armas com o adversário. Feito no Sporting Clube de Portugal e oriundo de uma família leonina, Jorge Vieira começou nos grupos infantis e ascendeu ao mais alto posto da sua carreira desportiva envergando sempre a camisola verde-branca que só trocou nos jogos em que foi chamado a representar as turmas da cidade de Lisboa e da selecção de Portugal."
(excerto da introdução)
Romeu Henrique Correia (1917-1996). “Publicista, ficcionista e dramaturgo português, Romeu Henrique Correia nasceu a 17 de novembro de 1917, em Almada, e faleceu, na mesma cidade, a 12 de junho de 1996. Exerceu a atividade profissional de bancário e esteve ligado ao associativismo operário. Publicou estudos sobre o movimento associativo e sobre a história do desporto português. Conjugando essas qualidades e as de escritor de ficção, aproximou-se do neorrealismo pela focagem dos problemas sociais e económicos da sua terra natal, enquanto condicionantes dos dramas pessoais das personagens, recriados com um realismo de inspiração popular que se impõe na verosimilhança da linguagem e na recriação dos meios proletário, pequeno-burguês e piscatório. Após a sua estreia como dramaturgo, em 1940, com a peça Razão, desenvolveu uma carreira de autor dramático que, se em muitos aspetos comunga dos traços neorrealistas, é habilmente enriquecida com recursos provenientes da tradição popular (do teatro de fantoches, do circo) e do teatro de vanguarda. Presidiu a júris de jogos florais, encenou diversas peças e proferiu palestras em escolas e universidades. Das obras que publicou (novelas, contos, romances e peças de teatro), destacam-se os títulos O Vagabundo das Mãos de Oiro (teatro, 1960), Roberta (teatro, 1971) e Um Passo em Frente (contos, 1976), que recebeu o Prémio Ricardo Malheiros e o da Academia das Ciências de Lisboa. A sua vasta obra é reconhecida internacionalmente e foi por diversas vezes premiada."
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Mancha de humidade na contracapa e nas duas primeiras folhas.
Carimbo do "SCP : Comissão centralizadora das Bodas de Diamante" na f. anterrosto. 
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário