16 novembro, 2011

ROTEIRO DA VIAGEM DE VASCO DA GAMA EM MCCCCXCVII. Segunda Edição : Correcta e augmentada de algumas observações principalmente philologicas : por A. Herculano e o Barão do Castello de Paiva. Lisboa, Imprensa Nacional, MDCCCLXI. In-8º grd. (23cm) de XLIII, 180, [1] p. ; [2] f. il. ; [1] fac-sím. desdob. ; [1] mapa desdob. ; E.
Contém em extratexto os retratos de Vasco da Gama e D. Manuel I acompanhados das respectivas assinaturas - ho conde almirante - Rey, o fac-símile do manuscrito com a assinatura de Fernão Lopes de Castanheda e uma carta náutica - "Carta demonstrativa da viagem que em descobrimento da India fez Vasco da Gama em 1497".
Valiosa 2ª edição, mais aumentada que a 1ª, e com a inestimável colaboração de Alexandre Herculano.
Exemplar muito valorizado pela dedicatória autógrafa do Barão do Castelo de Paiva.
"António da Costa Paiva 1.º Barão de Castelo de Paiva, Bacharel formado em Filosofia pela Universidade de Coimbra; Doutor em Medicina pela Faculdade de Paris; Lente jubilado da Academia Politécnica do Porto; Vogal do Conselho geral de Instrução Publica, Membro do Conselho Dramático; Sócio efectivo da Academia Real das Ciências de Lisboa; Associado estrangeiro da Sociedade Zoológica de Londres, da Sociedade de Historia natural de Cassel (Alemanha), da Sociedade das Ciências Naturais de Estrasburgo, das Sociedades Botânicas de França e de Edimburgo, da Academia Imperial de Medicina do Rio de Janeiro, das Academias de Medicina e Cirurgia de Tolosa, Marselha e Montpellier, etc. Natural da cidade do Porto; e nasceu em 12 de Outubro de 1806." (Inocêncio Francisco da Silva)
Edição fac-símile do manuscrito atribuído a Álvaro Velho* e copiado pela pena de Fernão Lopes de Castanheda.
*"Álvaro Velho (século XV-XVI) terá nascido no Barreiro em data incerta e participou como marinheiro ou soldado na expedição de Vasco da Gama à Índia. Segundo Valentim Fernandes, terá passado oito anos na Guiné (1499-1507). O diáro de bordo de Álvaro Velho, Roteiro da Índia, chegou até nós incompleto, desconhecendo-se o manuscrito original." A cópia  pertencia à colecção do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, e hoje encontra-se na Biblioteca Pública Municipal do Porto, para onde foi trazido com os demais manuscritos daquela antiga e preciosa colecção.
Encadernação em meia de pele com ferros a ouro na lombada; conserva as guardas originais.
Exemplar em bom estado de conservação; lombada cansada, apresenta falha de pele no topo; miolo firme; páginas por aparar, aqui e ali com manchas de acidez.
Muito invulgar, de grande interesse histórico.
75€

Sem comentários:

Enviar um comentário