07 novembro, 2011

MAIA, Aristides de Araujo - RECORDAÇÕES. De... (Nascido aos 16 de dezembro de 1859, no municipio de Theophilo Ottoni, Minas Geraes, residente na Capital Federal). Bello Horizonte, Imprensa Official de Minas Geraes, 1902. In-8.º (21,5cm) de 355, [5], II p. ; E.
1.ª edição.
Valorizada pela dedicatória manuscrita do autor na f. rosto.
Aristides de Araújo Maia. "Nasceu em Teófilo Otoni (MG) no dia 16 de dezembro de 1859 e faleceu no dia 24 de julho de 1903, no Rio de Janeiro. Foi político, magistrado, jornalista e comerciante. Bacharelou-se em Letras pelo Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, e no ano de 1881 doutorou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Paulo. Diplomado, voltou a Minas Gerais para exercer a função de Promotor Público e Juiz Municipal de Rio Novo. Foi Deputado à Assembléia Provincial nos anos de 1888 e 1889. Republicano histórico, ao instalar esse regime, assumiu o governo provincial interinamente, entregando-o ao presidente Cesário Alvim, que o nomeou chefe de polícia. No período entre 1891 e 1895, foi deputado do Congresso Constituinte Federal e da 1ª Legislatura. Além de político, membro do Partido Republicano Mineiro (PRM), Aristides de Araújo Maia trabalhou no comércio e colaborou com vários jornais e revistas jurídicas. Na imprensa mineira usou o pseudônimo de “Mozambo” e em São Paulo redigiu A República, no ano de 1881." (www.siaapm.cultura.mg.gov.br)
Encadernação em meia de pele com ferros a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação, apresenta, no entanto, sinais de humidade e pequenas picadas de insecto no pé que se prolongam pelas primeiras páginas do livro sem contudo afectarem o texto.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário