14 novembro, 2011

REIS-SANTOS, Luís - PAINÉIS DE METSYS EM PORTUGAL ANTERIORES AO RETÁBULO DE LOVAINA. Separata de Belas Artes N.º 12. Lisboa, [s.n. - imp. Tipografia da Empresa Nacional de Publicidade], 1958. In-4º (28,5cm) de 15, [1] p. ; [15] p. il. : E.
Belíssima edição ilustrada com 26 reproduções a p.b. de trabalhos da oficina de Quentin Metsys.
Tiragem especial de 250 exemplares assinada pelo autor (N.º 184).
"Se a ascendência e a biografia de Quentin Metsys foram iluminadas por novas luzes [...], parte considerável da obra do genial pintor flamengo do século XVI, especialmente anteriore à execução dos famosos retábulos de Bruxelas e de Antuérpia, está ainda por divulgar, sendo até desconhecida..."
(excerto do texto)
Quentin Matsys (1466-1530). "Foi um pintor flamengo, fundador da Escola de Antuérpia. A sua pintura caracteriza-se por um grande sentimento religioso misturado com um realismo que roçava o grotesco. Em 1491, Matsys partiu para Antuérpia onde realizou os seus mais famosos trabalhos. Muitos dos seus trabalhos enfatizam a caricatura: a expressão melancólica dos santos, os gestos brutais dos executores, a avareza dos banqueiros. Contudo, as suas obras mais famosas são as religiosas, e os retratos."
Bonita encadernação cartonada com dourados na pasta anterior; conserva as guardas originais.
Excelente exemplar.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário