27 novembro, 2011

MASCARENHAS, Oliveira - O FRADE ARRABIDO : romance historico do século XVIII. Lisboa, Lucas & Filhos-Editores, 1881. In-8º (18cm) de 204, [2] p. ; E. Bibliotheca Universal : Dedicada ao Visconde de Castilho.
1ª edição.
O atentado a El-Rei D. José e o processo dos Távoras que se seguiu é o pano de fundo para este romance histórico, género literário em voga na época. 
"Romancista e dramaturgo, Joaquim Augusto de Oliveira Mascarenhas (1847-1918), foi um militar que desempenhou funções administrativas sobretudo na Índia Portuguesa. Embora a sua actividade literária se tenha começado ainda no século XIX, foi sobretudo após a sua reforma, então com a patente de major, que intensificou a sua produção.Dedicou-se quase em exclusivo ao género histórico, escrevendo alguns romances e sobretudo um conjunto vasto de novelas históricas, bem como diversas peças de teatro. Publicou também alguns trabalhos históricos e corográficos, bem como um livro sobre a sua experiência militar na Índia Portuguesa." (www.pedroalmeidavieira.com)
Encadernação coeva em meia e pele com ferros a ouro na lombada; s/ guardas de brochura.
Bom exemplar; escritos (discretos) no anterrosto.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário