17 julho, 2011

CRUZ, Souza – OS GRANDES PROBLEMAS. Rio de Janeiro, Typ. de Almeida Marques & C., 1918. In-8º de [4], V, 246, [1] p. ; B.
Albino Sousa Cruz (1869-1962) foi um emigrante português que se constituiu em industrial no Brasil, onde fundou a companhia [tabaqueira] Souza Cruz. Emigrou em Novembro de 1885 para o Brasil, aportando no Rio de Janeiro. Nesta cidade trabalhou por dezoito anos na Fábrica de Fumos Veado, propriedade do também emigrante português Conde de Agrolongo. Mais tarde essa fábrica seria absorvida pela sua própria indústria. Aos 33 anos de idade, com um sólido conhecimento no ramo e algumas economias, instalou-se num pequeno prédio do centro da cidade e começou a produzir cigarros enrolados em papel, uma novidade que em pouco tempo se espalhou pela sociedade. Em poucos anos passou da produção artesanal à industrial, com tamanho sucesso que, em 1962, quando se retirou da presidência, era dono da maior indústria de fumos da América Latina, a maior contribuinte de impostos no país. (wikipédia)
"Esta série de artigos, publicados na página portuguesa d’O Paiz, foi provocada pela debatida questão da navegação entre Portugal e Brasil e pelo desenvolvimento do inter-cambio Luzo-Brasileiro […] Nem tive em mira outro intuito senão o de contribuir para o desenvolvimento interno no meu paiz, podendo satisfazer os desejos dos capitalistas, mantendo tam arrojadas emprezas com a creação de novas industrias de productos exportáveis e, por conseguinte, um ressurgimento geral, que só poderá ser operado com a instrucção profissional.” (da Introducção [do autor])
Apreciado livro de reflexões, deste industrial de sucesso, sobre as grandes questões económicas que se colocavam aos dois países irmãos nas primeiras décadas do século XX. Nele são abordados os seguintes temas: a Navegação,  a Agricultura, a Instrução, o Comércio e Indústria e o Turismo.
Exemplar valorizado por dedicatória manuscrita do autor.
Livro com capas flexíveis em sintético, em bom estado de conservação; assinatura de posse no anterrosto.
Invulgar.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário