14 julho, 2011

DURUY, Victor - COMPENDIO DA HISTORIA UNIVERSAL : POR... Ministro da Instrucção Publica da França e Professor de Historia no Lyceo Napoleão. Traduzido pelo Padre FRANCISCO BERNARDINO DE SOUZA Professor no Imperial Collegio de Pedro II. RIO DE JANEIRO, B L GARNIER, EDITOR, 1865. In-8º (18cm) de [4], 443 p. ; E.
1ª edição.
Obra Importante no contexto do ensino da História no Brasil -, na segunda metade do século XIX - às elites, futura classe dirigente, condutora dos destinos do país. 
"Na ausência de uma historiografia genuínamente nacional [brasileira], contar com autores estrangeiros foi imprescindível tanto para contar uma história universal quanto para iniciar um saber sobre a nação brasileira. [...] Na tarefa de introduzir a história nacional entre as nações europeias, tornou-se comum seguir como modelo de História Universal a obra do francês Victor Duruy "Compendio da Historia Universal". Segundo Bitencourt, a produção didáctica nacional ao traduzir tais obras adaptavam-nas aos seus interesses. O caso do compendio de Duruy é marcante. A tradução do professor do Colégio Pedro II [no Rio de Janeiro], o clérigo Francisco Bernardino de Souza, não obedeceu exactamente aos princípios do historiador francês. A intervenção do tradutor foi responsável por algumas alterações importantes na obra. Houve uma redefinição  dos capítulos iniciais do livro." (docs.google.com)
Encadernação coeva inteira de pergaminho em bom estado de conservação; discreta mancha de humidade no pé da página, transversal a toda a obra, tornando-se mais visível nas últimas pág. do livro; assinatura de posse no rosto e aparente supressão de anterior assinatura.
Bom exemplar, dada a antiguidade.
Raro e curioso.
50€

Sem comentários:

Enviar um comentário