28 abril, 2011

FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS. Prefácio: Gen. Júlio Botelho Moniz. Lisboa, [S.n. - imp. Emp. Tip. Casa Portuguesa], 1961. In-4.º (28 cm) de 125, p. [75] p. inumer. ; [1] mapa A2 desdobr. ; mto il. ; E.
1.ª edição.
Monografia ilustrada [com desenhos e colagens] mandada editar pelo pelo Ministro da Defesa Nacional, General Júlio Botelho Moniz. Encadernação em tela «Algol», simples, da tiragem em língua portuguesa, numerados de 851 a 3500. O presente exemplar leva o n.º 3251.
"Como se viam a si próprias e estavam organizadas no inicio de um ciclo de empenhamento que se havia de encerrar passados catorze anos com o fim da descolonização de Angola e a ocupação do Timor Português, é a grande mais-valia da obra «Forças Armadas Portuguesas». (...) É uma interessante obra por várias razões quer no respeitante ao conteúdo quer à forma, sendo hoje possível encontrar o livro, pelo menos, em muitas bibliotecas militares."
"Sendo certo que é um livro oficial julga-se que seria redutor apresentá-lo como um mero livro de propaganda. Foi então um veículo de informação pública, nacional e internacional, e assim nós o lemos, hoje, como um documento histórico."
"É bem patente o forte pendor patriótico do livro, referindo-se aos aspectos históricos que decorreram desde a criação de Portugal até ao inicio do século XX (Informação Histórica e geográfica sobre a Nação Portuguesa), com especial destaque para a expansão ultramarina e os diferentes territórios que compunham à data o nosso país."
(Fonte: operacional.pt)
Excelente exemplar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário