08 abril, 2011

ASSIS, Machado de - HISTORIAS SEM DATA. Rio de Janeiro, B. L. Garnier, 1884. In-8.º de [6], 279 p. ; E.
1.ª edição.
Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908), escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura do seu país. Poeta, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário, escreveu em praticamente todos os géneros literários. Testemunhou a mudança política no Brasil quando a República substituiu o Império, e foi um grande comentador e relator dos eventos político-sociais da sua época.
A escolha do título, "Histórias sem Data", de acordo com o próprio Machado de Assis no prefácio:
"De todos os contos que aqui se acham há dous que efetivamente não levam datas expressas; os outros a têm, de maneira que este título Histórias sem Data parecerá a alguns ininteligível, ou vago. Supondo, porém, que o meu fim é definir estas páginas como tratando, em substância, de cousas que não são especialmente do dia, ou de um certo dia, penso que o título está explicado. E é o pior que lhe pode acontecer, pois o melhor dos títulos é ainda aquele que não precisa de explicação."

Este livro de contos tem todos os ingredientes que fazem de Machado de Assis um contista modelar. Desde os chamados “perfis femininos” até sondagens mais profundas da alma humana, em que investiga, recorrentemente, a diferença entre a “alma exterior” e a “alma interior”. (Fonte: passeiweb)
Encadernação em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Assinatura de posse na f. rosto.
Raro.
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário