19 abril, 2011

COMENTÁRIOS DO GRANDE CAPITÃO RUI FREIRE DE ANDRADA. Introdução por José Gervásio Leite. Lisboa, D.P.B-Agência Geral das Colónias, 1940. In-8º (22cm) de XI, 374, [2] p. ; [3] mapas desdobr. ; il. ; E.
Edição da Agência Geral das Colónias Comemorativa do Duplo Centenário da Fundação e Restauração de Portugal.
Com 2 gravuras intercaladas no texto, uma delas, a reprodução do frontespício da edição prínceps de 1647.
Comentários» "tirados de umas relações e papéis verdadeiros por indústria de Paulo Craesbeeck" tinham uma única edição, a de 1647 que, pode dizer-se afoitamente, é hoje menos conhecida que muitos manuscritos ainda inéditos". Para complemento [desta] segunda edição dos «Comentários», publicam-se em Apêndices as passagens do «Diário» de Monnox, alguns documentos dos Livros das Monções, bem como notas bibliográficas sôbre as personagens mais notáveis que aparecem ao lado de Rui Freire." (do Prefácio)
Rui Freire de Andrade (?-1633), Capitão-Mór da armada portuguesa nos mares orientais, figura entre as primeiras figuras de Chefes da nossa Marinha Militar e dos nossos Conquistadores. De coragem indómita, condutor magnífico de homens, temido e respeitado por adversários, a sua fama no Oriente, era enorme, sendo conhecido por «Sombra do Albuquerque», e mesmo em alguns documentos ingleses, aparece designado por «Orgulho de Portugal».
Meia encadernação com lombada e cantos em pele, com pequena falha no revestimento da pasta anterior; conserva as guardas originais.
Exemplar em bom estado geral.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário