MONTEIRO, Rafael - A VERDADE SOBRE OS LIMITES DOS CONCELHOS DE SESIMBRA, ALMADA E SEIXAL. Sesimbra, [s.n. - Composto e impresso na União Gráfica - Lisboa], 1970. In-4.º (23x16 cm) de 168 p. ; il. ; [7] f. desdob. ; B.
1.ª edição.
Interessante trabalho sobre os limites territoriais de importantes polos da Margem Sul - Sesimbra, Almada e Seixal.
Ilustrada no texto e em página inteira com fotografias, plantas, mapas e documentos fac-símile, e em separado, com 7 desdobráveis que reproduzem mapas e documentos antigos.
Exemplar valorizado pela dedicatória autógrafa do autor.
"Desde há muito se sabia - pelo menos na Vila de Sesimbra - como andavam «confundidos» os limites deste Concelho com os do Seixal, na região de Fernão Ferro, e com os de Almada, na região da Fonte da Telha. [...]
Mais tarde (em 1950, se não erramos), Almada entrou na liça. E assim começou a «questão», que não vamos historiar, mas tentar esclarecer - no interesse comum."
(Excerto do Preâmbulo)
Rafael Alves Monteiro (1921-1993). "Etnólogo, Arqueólogo, Paleontólogo, Historiador e Funcionário Público. Foi um sesimbrense que se destacou em função do seu trajeto intelectual, fruto de um trabalho contínuo e aplicado de aprendizagem por iniciativa própria. Autodidacta, dedicou a sua vida ao estudo da história local, tendo versado sobre diversas temáticas, com especial incidência sobre o concelho de Sesimbra."
(Fonte: https://arquivo.cm-sesimbra.pt/authorities/32)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação.
Muito invulgar.
Com interesse histórico e regional.
30€












