21 janeiro, 2023

LAFOREST, Dubut de - O FIDALGO AVENTUREIRO.
Traducção de Domingos Cabral de Quadros
. Lisboa, "A Editora", [1909]. In-4.º (23 cm) de 151, [1] p. ; il. ; B. Col. Os Ultimos Escandalos de Paris: Grande romance dramatico inedito - XXX
1.ª edição.
Romance de costumes, levemente erótico, publicado na primeira década do século XX.
Livro ilustrado com bonitos desenhos ao longo do texto.
"Nos Ultimos Escandalos de Paris que tem por enredo e intriga especial: «O Processo d'Esbly», e por campo de investigação toda a vida moderna, temos tido occasião de observar alguns rufiões parisienses de casaca.
Agora vamos apresentar aos nossos leitores, a fina flor d'algumas d'essas creaturas exoticas, pertencentes ás camadas mais superiores da nossa sociedade e que futuros acontecimentos farão tomar parte importante no presente romance.
Nem todos esses formosos cavalheiros que vivem á custa das esposas ou as amantes, são fidalgos verdadeiros, como o visconde de La Plaçade, mas todos apreciam a nobreza, e se não teem titulos, compram-nos ou roubam-nos... [...]
N'umas das noites do fim do mez de novembro, o conde Giacomo Trabelli levantou-se repentinamente da cadeira, onde, sentado, estiveram meditando. [...]
- Que pena! murmurou elle... Trinta annos ou a vida d'um jogador?... O bem conhecido melodrama; que nada tem de original! Vinte e oito annos! Ainda me restam dois annos sobre a edade do jogador classico, prestes a transpôr os humbraes da eternidade. Ah! Enganei muitos maridos e amantes, e de bom grado os continuaria ainda a atraiçoar, pela simples razão de que não me sinto gasto nem satisfeito. Sou pratico em assumptos d'amor? Sim, sem duvida alguma! Aposto! os dez luizes que ainda tenho, dos muitos milhões que possui que, de olhos vendados, e as mãos atadas atraz das costas, eu sou capaz, collando os meus labios aos de uma qualquer mulher, de adivinhar, pelos movimentos a sua lingua e pelo perfume do seu halito, a edade e a cor dos seus cabellos?... Sustentei muitas amantes, mas, agora, eram ellas que começavam a manter-me: a duqueza d'Estorg não tem dinheiro; a horisontal Anna Welty, só me pode offerecer a sua boa vontade. O estafermo da duqueza avisou-me da impossibilidade que tinha em arrancar na presente occasião, algum dinheiro ao seu estupido marido. Pois minha senhora, lembre-se que bastante gozou commigo!..."
(Excerto do Cap. I - Os navios do conde)
Índice: I - Os navios do conde. II - A duqueza d'Estorg. III - O irmão Eusebio. IV - Anna Welty. V - O fidalgo trabalhador. VI - O «Supplicio de um homem». VII - O grande armador.
Jean-Louis Dubut de Laforest (1853-1902). Escritor francês. Autor prolífico, publicou vários romances sobre assuntos considerados ousados na época, alguns como folhetins em jornais e revistas.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capa apresenta pequeno rasgão marginal sem perda de suporte.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário