14 janeiro, 2023

CHAGAS, M. Pinheiro - DA ORIGEM E CARACTER DO MOVIMENTO LITTERARIO DA RENASCENÇA PRINCIPALMENTE NA ITALIA.
Memoria para o Concurso á Terceira Cadeira do Curso Superior de Letras. Por...
Lisboa, Imprensa de Joaquim Germano de Sousa Neves, 1867. In-8.º (22 cm) de 30, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Dissertação académica do autor. Obra rara da sua extensa produção bibliográfica.
"As grandes transformações do espirito da humanidade não se realisam subitamente, não se operam como as mudanças de scenario nos theatros á voz de um machinista mysterioso. Ainda que pareça ás vezes inexplicavel a transição repentina de um para outro seculo, a mudança completa das idéas dominantes de uma geração, podemos estar certos de que essa transformação se foi preparando lentamente na sombra, e de que essa luz inesperada que illumina o mundo é o clarão vermelho que brota do volcão entre-aberto, quando se rasga afinal a cratera depois de terem refervido longamente nos seios intimos do globo, depois de se terem agitados nas convulsões que produzem os abalos dos terremotos as lavas ardentes que afinal golpham em borbotões.
Isto succede nas transformações da politica, das letras, e das artes essa triplice manifestação das transformações do espirito humano. Quando nos parece que a noite mais cerrada involve o mundo, quando suppomos apagada no horisonte a luz da intelligencia humana, se fitarmos bem os olhos n'esse apparente negrume, veremos sempre fulgurar a timida estrella, que accendeu no crepusculo nocturno o seu pallido fulgor, e que hade apparecer depois no horisonte a prenunciar a aurora. Essa estrella, que foi a estrella da tarde do paganismo, será a estrella d'alva da Renascença. Essa estrella, cujo clarão, atravessando o longo periodo da idade media, virá presidir ao desabrochar do mundo moderno, é a tradição litteraria, a tradição artistica, e mesmo a tradição politica, que ligando as idéas novas aos velhos pensamentos demonstrará mais uma vez a unidade do espirito humano.
Eis-nos pois entrados no assumpto do ponto. A Renascença é considerada ainda hoje por muitos escriptores como o nascer do sol dos espiritos depois das trevas da idade media. A esta dão as sombras, e á Renascença a luz que as dissipa."
(Excerto da Tese)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas algo oxidadas. Lombada reforçada.
Raro.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário