11 outubro, 2021

SERPA, Antonio Ferreira de - A ILHA DO FAYAL : porto-franco e porto-militar.
Algumas considerações
. Lisboa, Imprensa de Libanio da Silva, 1903. In-4.º (23,5 cm) de [8], 38 p. ; [1] mapa desdob. ; B.
1.ª edição.
Interessante trabalho sobre as vantagens económicas, políticas e geo-estratégicas dos Açores no panorama mundial do início do século XX, com especial relevância para o porto da Horta, na ilha do Faial.
Ilustrado com um mapa-mundo desdobrável (30x48 cm) que inclui uma tabela com as rotas e distâncias em milhas náuticas entre os portos comerciais do mundo e o Canal da Nicarágua - projecto ambicioso (não concretizado) ainda anterior ao Canal do Panamá - que pretendia ligar os Oceanos Atlântico e Pacífico.
"Julgamos cumprir um dever patriotico, chamando a attenção de governantes e governados, para o archipélago açoreano, nas vesperas de abrir-se o canal do Panamá ou o de Nicaragua*, que produzirá a maior revolução economica de que ha memoria, deixando a perder de vista tudo quanto sob tal aspecto nos foi legado pelos seculos passados.
*Por causa da abertura do canal interoceanico todas as nações apressam-se a celebrara com a Republica de Nicaragua convenções para a permuta de encommendas postaes, e tratados de commercio.
Apenas Portugal, não só não celebra taes pactos, mas é a unica potencia que ainda não reconheceu a independencia de Nicaragua, não obstante por 2 vezes o presidente de Nicaragua dirigir a El-Rei  carta autographa de estylo, pedindo esse reconhecimento. Nem, ao menos, se lhe accusou recepção!!
Nicaragua nomeou consules, em quasi todas as ilhas do Açores. É como se não os nomeasse, porque, pelo não reconhecimento da independencia, não têem exequatur para exercer as suas funcções.
Ora sendo os Açores ponto obrigatorio de passagem dos navios que tem de atravessar ou que já atravessaram o canal de Nicaragua, dirigindo-se da ou para a Europa, não se comprehende que motivo de alta politica internacional impede o governo de Portugal de reconhecer Nicaragua, difficultando relações que poderiam ser  proveitosissimas a ambas as nações."
(Excerto do preâmbulo)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação.
Raro.
Com interesse histórico, em especial para o arquipélago dos Açores.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário