16 outubro, 2021

ROSADO, José - SETE MULHERES NUMA ILHA.
Romance de aventuras
. [Lisboa], Edição Romano Tôrres, [194-]. In-8.º (19,5 cm) de 141, [3] p. ; B. Colecção Romance de Aventuras, 158
1.ª edição.
Novela de José Rosado, autor de culto deste tipo de literatura, que também conta na sua biblliografia com incursões no género fantástico/ficção científica, por norma, utilizando o pseudónimo "Charles Hamond".
"O «Modern College» - nome sintomático com que «mistress» Taylor denominou o seu colégio para meninas milionárias, na democrática Washington - era, o ano passado, se não o melhor, um dos mais caros e luxuosos dos Estados-Unidos, e onde as internadas recebiam educação esmerada e completa, que lhes permitia ser na vida prática qualquer coisa que não se assemelhasse a modestas boas donas de casa...
Aprendia-se ali, entre muitas coisas de menor importância, o «foot-ball», ténis, «water-polo», «cricket», «golf», equitação, automobilismo, aviação e, de vez em quando, estudava-se Aritmética [...] e pouco mais, porque, para «mistress» Taylor - inglesa autêntica de exportação («made England») com óculos e mais acessórios de educação diplomada - o Mundo era, apenas, a América e a Inglaterra.
A sua «universidade», fundada havia cinco anos, com um sistema tão modelar de educação desportiva - a única que vinga neste século do Músculo e da Fôrça! - progredia de ano para ano, chegando a contar, no início desta novela, cento e quinze meninas das melhores famílias dos Estados-Unidos... [...]
Descrever um colégio de meninas, como o «Modern College», não é tarefa fácil para quem nunca o freqüentou, e isso está vedado ao sexo forte - como um serralho o está também a qualquer cavalheiro que não seja o sultão - mas «mistress» Taylor, que é uma pessoa amável, vai abri-nos e par-em-par as portas do seu colégio modêlo e guiar-nos através das suas labirínticas dependências..."
(Excerto do Cap. I)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Cansado, com defeitos e pequenas falhas marginais.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário