28 outubro, 2021

BRAGA, Theophilo - GARRETT E O ROMANTISMO.
Por... Historia da Litteratura Portugueza
. Porto, Livraria Chardron - Casa Editora: Sucessores Lello & Irmão, 1903. In-8.º (18,5 cm) de 544 p. ; E.
1.ª edição.
Importante subsídio para a história da literatura portuguesa, em especial para o Romantismo, corrente que teve em Almeida Garrett um dos seus principais representantes.
"Escrevendo sobre Garrett, formulou Lopes de Mendonça uma phrase de intuição genial: é uma nacionalidade que ressuscita. Todas as manifestações complexas da sua existencia individual, todas as iniciativas e intenções da obra em que fundou uma nova Litteratura, derivam do sentimento que o impellia a acordar nas almas a emoção da patria, e dar a um povo a consciencia do seu organismo historico de nação. Abalos profundos se deram na sociedade portugueza, reflexos do movimento politico que agitava a Europa nos começos do seculo XIX; o velho absolutismo do direito divino transigia com o reconhecimento a soberania nacional, e o arbitrio da acção governativa systematizava-se em codigos politicos, e em representação parlamentar como expressão do suffragio. Garrett saiu da adolescencia, quando estes impulsos, em que o liberalismo se generalisava como uma transição ingleza, vieram suscitar em Portugal a generosa Revolução de 1820. Esse movimento revolucionario, na sua sinceridade e audacia reorganisadora, foi verdadeiramente uma vibração de energia da nacionalidade; Garrett rcebeu em cheio essa luz, achou a sua missão como homem e como artista: servir essa patria até ao sacrificio, dar-lhe voz, expressão de protesto e de hymno de gloria, inspirando-se na sua Tradição, e restituindo-lh'a idealisada pela poesia. Explicar a genese de um espirito que se liberta de todas as compressões mentaes e sociaes de uma epoca de decadencia profunda, é um trabalho digno de interesse pela lição pela lição que apoveita a todos; mas será maior o encanto e assombro seguir este revivificação maravilhosa de uma nacionalidade quasi apagada, erguendo-se sentida e imponente na sua obra esthetica."
(Excerto do preâmbulo)
Matérias:
[Preâmbulo]. | Ideia geral do Romantismo. | I - Garrett sob o influxo do Arcadismo (1799 a 1823). | II - Garrett e os aspectos do Romantismo (1823 a 1831). | Terceira epoca. (1828 a 1834).
Encadernação editorial inteira de percalina com ferros gravados a seco e a ouro nas pastas e na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário