30 julho, 2021

MACHADO, J. T. Montalvão - GRANDEZAS E FRAQUEZAS DEMOGRÁFICAS DA PROVÍNCIA DE TRÁS-OS-MONTES.
[Por]... Delegado de Saúde
. [S.l.], Edição da Comissão Regional de Chaves da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro : por amável deferência do Autor, [1959]. In-4.º (23,5 cm) de 20 p. ; B.
1.ª edição.
Palestra realizada na «Casa de Trás-os-Montes», em Lisboa, em 26-2-1958.
Importante ensaio/palestra sobre a demografia transmontana no final da década de 50 do século passado.
"Debatem-se problemas políticos, à roda de ideologias, as mais antagónicas; discutem-se problemas económicos, subordinados às mais tirânicas influências da natureza; encaram-se as necessidades de educar e instruir a mocidade, de salvaguardar a saúde pública, de velar pela defesa nacional, mas, sempre e em todos os casos, ao enfrentar cada um dêsses problemas, é ao homnm que temos de referir cada monómio da nossa equação e é para o homem e a favor do homem que devemos orientar o estudo de cada questão. De nada nos valerão as vinhas das nossas encostas, nem as hortas dos nosso vales, os extensos olivais e os pomares de deliciosas frutas, as searas douradas, os minérios da Borralha, Jales e Reboredo, se o homem, são e robusto, não aparecer a secundar, com trabalho e inteligência, os favores e oportunidades da Natureza.
Quantas pessoas habitam a Província de Trás-os-Montes? Quantos nascem e quantas morrem em cada ano? Quantas se casam? Quantas emigram e quantas regressam? Quantos são os activos e os inactivos? Quais são os seus índices de saúde e doença?
Eis aqui uma série de perguntas, sempre oportunas, jámais indiscretas, cujas respostas precisas devem constituir a segura base informadora do estudo e solução dos problemas económicos e sociais, educacionais e sanitários, fiscais e militares."
(Excerto de Importância da Demografia)
Sumário:
a) Importância da Demografia; b) Densidade Populacional; c) Formas de povoamento e actividades profissionais; d) Natalidade Geral; e) Nascimentos legítimo e ilegítimos; f) Casamentos e divórcios; g) Emigração; h) Mortalidade geral; i) Mortalidade por doenças evitáveis e curáveis; j) Duração média de vida; l) Atrozes deficiências; m) Urge incrementar a assistência médica rural; n) Para finalizar.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
Com interesse histórico e regional.
20€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário