01 julho, 2021

MACEDO, Diogo de - ICONOGRAFIA TUMULAR.
Subsídios para a Formação de um Museu de Escultura Comparada. Por... Escultor
. Olissipo, [s.n. - Composto e impresso da Sociedade Industrial de Tipografia Limitada - Lisboa], MCMXXXIV [1934]. In-4.º (25,5 cm) de 51, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Livrinho impresso em papel encorpado. Publicado a propósito, e em defesa, da vontade do autor em criar um museu-escola devotado à escultura tumular portuguesa - o Museu de Arte Comparada.
"Crendo na imortalidade da alma, sempre a humanidade pensou, desde as épocas das primeiras religiões, dar sinal da imortalidade dos corpos, atravez da forma plástica das suas idolatrias primitivas. Assim a morte, ou já a propria saüdade que nos leva à glorificação do que amamos e do que ainda sonhamos, começaram de inspirar espontâneamente os primeiros, sinceros e inexperientes artistas lusitanos, dotados de ambições de liberdade e de naturais desejos de perpètuar a heroicidade dos seus irmãos ou o sacrifício de coração dos da sua igualha. Para isso, ingènuamente inventaram desenhos alusivos á fé que os atacava; gravados ornamentais e realistas dos objectos de peleja; e siglas engenhosas nos sarcófagos tumulares."
(Excerto do texto)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário