10 janeiro, 2015

VALENÇA, Fernando F. - UM DOCUMENTO HISTÓRICO SOBRE POLÍTICA MILITAR NACIONAL PREMONITÓRIA DAS GUERRAS DO ULTRAMAR. Lisboa, s.n. - Composto e impresso nos Serviços Gráficos da Liga dos Combatentes], 1989. In-4º (23cm) de 133, [1] p. ; B. Separata da Revista Militar
Estudo militar sobre a preparação para a Guerra Colonial.
"No período de 1958 a Abril de 1961, o Exército empreendeu um grande esforço de reorganização, tendente a adequar-se e a enfrentar as prementes realidades da época e as que, com maior gravidade, já se mostravam previsíveis.
Desenvolveram-se, então, intensas e vastas actividades de estudo, de impulsionamento, de institucionalização e de estruturação que foram condicionadas por variadas circunstâncias e factores, dos quais sublinhamos os seguintes:
- Por um lado, os decorrentes de certo ambiente de crise interna no País. [...]
- Por outro lado, a exacerbação no quadro internacional de opiniões, atitudes e ameaças contra os territórios ultramarinos.
- Por fim, a necessidade de apressar e, coordenar, adequadamente, o complexo acervo de orientações, princípios e medidas tendentes à reestruturação e preparação do Exército... [...]
Traduziu-se isso em documento, elaborado por iniciativa individual e assumido pela Secção de Estudos da Repartição do Gabinete do M.º do Exército, tendo-lhe sido atribuída a data de 9 de Abril de 1959, embora os seus reflexos na reorganização e preparação do Exército começassem já em 1958.
É esse documento, que então foi considerado um «estudo-ensaio» sob o título «Política Militar Nacional (Elementos para a sua definição)», que se vai transcrever integralmente."
(excerto da explicação)
Fernando Ferreira Valença (n. 1916). "Coronel da arma de Artilharia. Entre vários cargos relevantes que exerceu, quer na carreira militar ou civil, foi: Director dos Serviços Cartográficos do Exército, Administrador da C.P., vogal do Conselho Superior de Obras Públicas e Transportes, Professor do Instituto de Defesa Nacional, Presidente do Cofre de Previdência do Ministério do Exército, Vogal da Comissão Executiva da Junta de Energia Nuclear , Vogal da Comissão Nacional Contra as Radiações Ionizantes, Procurador à Câmara Corporativa e outros."

Exemplar brochado,  totalmente impresso sobre papel couché, em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário