10 abril, 2014

MESQUITA, Alfredo – A RUA DO OIRO : romance lisboeta. Lisboa, Livraria Editora Viuva Tavares Cardoso, 1905. In-8º (19cm) de [2], 302, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Romance sobre os meandros políticos da capital, na aurora do século XX.
“Já as Camaras estavam abertas, havia quasi dois mezes, quando cheguei a Lisboa, numa enevoada quarta-feira de Comadres, com grandes ameaços de chuva, e um vento fórte, ás lufadas, que já dos lados da Barra soprava e espalhava no céo as cinzas de um aguaceiro, e me levava o cahepéo de côco de rebolão, pela ponte da Alfandega, onde desembarcámos, até á casa do Despacho, onde deviamos esperar as malas.
Tinhamos que esperar por essas malas!
Eu devia-me achar em Lisboa, segundo os meus calculos e os dos meus amigos politicos, desde os fins de dezembro, para comparecer nas Côrtes logo no dia da abertura, e acompanhar desde esse dia, com muita assiduidade e zelo, todos os trabalhos parlamentares.”
(excerto do Cap. I)
Alfredo de Mesquita Pimentel (1871-1931). “Jornalista, escritor, olisipógrafo e diplomata português. Foi redactor do Jornal do Comércio, do Diário de Notícias e da revista O Occidente. Colaborou, também, nos jornais humorísticos «António Maria» e «Paródia». Publicou uma extensa obra literária, incluindo biografias, ensaios literários, contos, teatro, literatura de viagens e um romance. Pertenceu à Maçonaria, com iniciação em 1892, na Loja Tolerância, em Lisboa.”
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Lombada com defeitos.
Raro.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário