28 abril, 2014

[JENKINS, Edward] - GINX'S BABY, O ENGEITADO : seu nascimento e mais desastres. Traduzido do inglez por J. D. Ramalho Ortigão. Volume I [e Volume II]. Porto, Imprensa Portugueza, 1874. 2 vols in-8º (16,5cm) de 304 p. (numeração consecutiva nos dois vols) ; E. num único tomo. Col. Bibliotheca da Actualidade, 9, 10
1.ª (e única) edição portuguesa, traduzida por Ramalho Ortigão. Trata-se de um romance de costumes; sátira social, publicada originalmente em Inglaterra, em 1870, e que se tornou rápidamente num best-seller no seu país de origem.
O livro descreve uma criança que nasceu na pobreza, na Londres proletária do final do século XIX, e que se tornou vítima de instituições rivais.
"Ginx's Baby era filho de Ginx e - coincidencia não isempta de bastantes excepções - de sua legitima mulher, a snr.ª Ginx. Ginx's Baby pertencia ao sexo masculino.
Quando o nosso heroe nasceu, o snr. e a snr.ª Ginx moravam em Westminster, Rozemary Street, n.º 5. O ente dado á luz no dito logar não era o unico individuo da especie humana ao qual este nome de Ginx's Baby (filho de Ginx) se puzesse ou tivesse posto. Ginx tinha-se casado em Betsy Hicks, na egreja de S. João, em Westminster, a 25 de outubro de 18..., como consta da copia do registro competente guardado por Ginx e devidamente cotejada por mim com o texto original. O heroe d'este livro era o decimo terceiro filho de seu pae. Perseverantes investigações habilitam-me a dar como veridica a historia d'este nascimento tal como se vae lêr."
(excerto do texto)
Indíce:
I - O que Ginx fez do seu filho. II - O que fizeram de Ginx's Baby a Caridade e as Egrejas. III - O que a parochia fez de Ginx's Baby. IV - O que fizeram de Ginx's Baby os clubs e os politicos. V- O que Ginx's Baby fez de si mesmo.
John Edward Jenkins (1838-1910). Foi um escritor inglês, advogado e político ligado ao Partido Liberal do Reino Unido. Era conhecida a sua veia satírica, tendo publicado vários romances onde faz uso do seu apurado sentido de humor.
Encadernação coeva em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Pastas evidenciam desgaste acentuado. Folha guarda e f. anterrosto apresentam rasgões, a 1.ª com perda de papel. Ausência da f. rosto do vol. II.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário