18 setembro, 2023

SILVA, Cesar da -
A DERROCADA DE UM TRONO
. Cronica dos dois ultimos reinados em Portugal (1889-1910). Lisboa, João Romano Torres, 1922. In-8.º (19x12,5 cm) de 384 p. ; E.
1.ª edição.
História do último período da monarquia constitucional portuguesa, respeitante aos reinados de D. Carlos I e seu filho,  D. Manuel II, que precederam a instauração da República.
"Pouco depois das onze horas do dia 19 d'outubro de 1889, as fortalezas de Lisboa e os navios de guerra, surtos no vasto estuario do Tejo, puzeram as bandeiras a meia haste e o troar da artilharia começou a marcar lugubremente os quartos de hora.
O rei D. Luiz falecera, após dolorosos sofrimentos, no palacio da cidadela de Cascaes. [...]
Não produziu extranheza em ninguem a morte do monarca, porque era caso já esperado. Tão pouco causou magua, pois o tempo das veementes dedicações pela monarquia tinha já passado. Alem dos seus mais achegados, ninguem decerto lhe chorou a perda.
A realeza, entre nós, começava já a estar bastante decaída. Havia, sim, por essa época, na maioria do publico, ainda um certo espirito de conservantismo, que adoptava, como coisa necessaria, a continuação da monarquia, mas já sem fanatismo... nem demasiado interesse.
Uma consequencia da inercia aplicada ás idéas, e nada mais. [...]
O sucessor do rei morto foi seu filho D. Carlos, que já a esse tempo contava vinte e seis anos. Do casamento de D. Luiz com D. Maria Pia houvera apenas dois fructos, o herdeiro do trono e outro um pouco mais novo, chamado Afonso Henriques."
(Excerto do Cap. I)
Encadernação em percalina com rótulo e letras a ouro na lombada. Conserva as capas de brochura.
Invulgar.
Com interesse histórico.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário