22 dezembro, 2022

NORONHA, Eduardo de - O REMEXIDO.
Volume I [Volume II]
. Porto, Companhia Portugueza Editora, [1922]. 2 vols in-8.º (18 cm) de 201, [3] p. ; [1] f. il. (I) e 192 p. ; [2] f. il. ; [1] fac-sim. desdob. ; E. num único tomo
1.ª edição.
Biografia romanceada do Remexido (1796-1838), guerrilheiro algarvio leal a D. Miguel que manteve acesa a resistência absolutista no sul do país, mesmo após a Convenção de Évora-Monte, assinada a 26 de maio de 1834, acto que formalizou o termo da guerra civil (1832-1834).
Obra em dois volumes (completa) ilustrada em separado: No 1.º volume: uma estampa de D. Maria II. No 2.º volume: três estampas e um documento fac-símile, respectivamente, Marquez de Sá da Bandeira - Uma das suas ultimas photographias (repetida); O Remexido no momento da prisão - Copia de uma gravura da epocha; Fac-símile desdobrável: Proclamação dirigida aos portugueses pelo próprio Remexido no seu quartel “em as Serras” do Algarve, a 3-5-1837, em que se intitulava Governador do Algarve, Comandante em Chefe Interino do Exército do Sul e Brigadeiro dos seus Reais Exércitos.
"- Com que então alcunharam-te de Remexido por tanto teres trabalhado para demover a minha tyrannia, para alcançar o meu consentimento - dizia n'um tom entre ironico e maguado o prior de Alcantarilha para o sobrinho no dia do casamento d'este.
A responsabilidade da antonomazia pertence a Maria, a minha querida Maria - explicou com uma expressão de ineffavel felicidade Sousa Reis, abraçando n'um duplo amplexo a mulher e o tio.
- O peor - continuou o sacerdote - é que os amigos acharam graça á alcunha  já ninguem te chama Sousa Reis, é só Remexido para aqui, Remexido para alli.
Assim succedeu na realidade O sobrenome de tal modo se espalhou e popularizou que adquiriu vinculos de appelido. Mais tarde, quando uma abundante prole abençoou o enlace, os filhos accrescentaram á designação patronimica aquella que um dia tão tragica notoriedade havia de adquirir. [...]
Uma semana após o casamento, o prior de Alcantarilha chamou o sobrinho ao seu escriptorio, e disse-lhe: - Como te prometti, e ficou assente com o virtuoso prelado, bispo d'esta diocese, tratarás dos dizímos de S. Marcos e de parte dos e S. Bartholomeu pertencentes á mitra e ao cabido.
- Já sei, meu querido tio, vou eu pessoalmente proceder á cobrança junto com os creados.
- Esse negocio e outros  devem produzir o suficiente para viveres remediado..."
(Excerto do Cap. IX - O desembarque de D. João VI)
Encadernações recentes inteiras de percalina com ferros gravados a ouro nas lomabadas. Conservam as capas de brochura.
Exemplares em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário