12 dezembro, 2022

GONÇALVES, Alfredo José Cardoso - HERANÇA CAMARIDO.
A usurpação d'uma fortuna por frades e freiras estrangeiros
. Coimbra, Imprensa Academica, 1906. In-4.º (24,5 cm) de 53, [3] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Peça processual de forte teor anti-clerical em que o autor denuncia a influência de um confessor espanhol e seus apaniguados para se apossarem da fortuna da Condessa de Camarido - D. Maria Isabel Freire de Andrade e Castro - consubstanciadas nas disposições testamentarias, já que, segundo ele, as últimas vontades da Condessa foram feitas sob coação "religiosa" e numa época em que "não se achava a testadora no pleno uso das suas faculdades mentaes".
"Eram tão fraudulentos e dolosos os artificios com que o padre Quesada conseguira escravisar a consciencia timorata da testadora, que tendo sido este padre hespanhol expulso, em 1882 ou 1883, da ordem dos Lazaristas, com séde em Lisboa na igreja de S. Luiz de França, ao tempo superiormente dirigida pelo conhecido padre Miel, deixou D. Maria Isabel de frequentar esta igreja, onde até então ia frequentemente confessar-se, levando para o seu palacio das Picôas, como confessor e director espiritual, o referido padre expulso, que alli se conservou, em regalada vida, até ao seu fallecimento em 1902.
Nem foi difficil a este padre apoderar-se completamente do espirito de D. Maria Isabel, senhora hysterica e fraca, soffrendo de frequentes ataques nervosos, e sempre apavorada pelo receio de perder a sua alma; e com effeito assim succedeu, não tardando muito que ella abdicasse absolutamente nelle a direcção integral da sua vida, prestando-se docilmente á realisação do plano, que a insaciavel ambição do padre havia delineado para se apoderar da sua importante fortuna."
(Excerto do processo)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com pequenos defeitos e falhas de papel.
Raro.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário