23 novembro, 2021

AZEVEDO, Padre Carlos de - PORQUE APARECEU NOSSA SENHORA NA FÁTIMA? História - Lendas - Tradições.
[Prefácio de D. José Alves Correia da Silva, Bispo de Leiria]
. Leiria, [s.n. - Edição da Gráfica], 1944. In-8.º (19,5 cm) de 218, [2] p. ; [32] p. il. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio com interesse para a história de Fátima e das Aparições, bem como pela recolha iconográfica mariana realizada pelo autor no distrito de Leiria.
Livro ilustrado com 32 gravuras separadas do texto que reproduzem: o retrato do bispo de Leiria, D. José; a coroa de ouro e pedras preciosas oferecida pelas Senhoras Portuguesas a Nossa Senhora de Fátima na festa jubilar das Aparições em 1942; 30 fotogravuras de Nossas Senhora seleccionadas pelo Pe. Carlos de Azevedo.
"Duas décadas passaram já, desde que, criança ainda, ouvi ler do Seminário, pela primeira vez, o livro intitulado Couseiro ou Memórias do Bispado de Leiria.
Tenho ainda bem presente na lembrança que de tão atraente e curiosa leitura emanava um forte aroma mariano, a envolver tôda a história e monumentos desta Diocese, nessa altura já bastante conhecida pelos acontecimentos da Cova da Iria em 1917. [...]
Na verdade, se Portugal inteiro é feudo de Maria, a Diocese de Leiria é o coração da terra lusa; e as mães têm o primeiro lugar no coração dos seus filhos. [...]
Ao tratar do culto de Nossa Senhora na Diocese de Leiria, não me limitarei apenas, como Fr. Agostinho de Santa Maria, a mencionar os Santuários mais notáveis ou as imagens mais célebres da Mãe de Deus.
Tendo percorrido tôda a Diocese pela ordem das suas seis Vigararias, num total de 57 freguesias, procuro arquivar com a maior fidelidade tudo o que anda ligado ao culto e devoção dêste bom e piedoso povo à Virgem Nossa Senhora.
Mais um livro na bibliografia de Fátima!...
Incumbido, em 9 de Julho de 1938, pelo meu Venerando Prelado, de preparar êste trabalho, venho apresentá-lo hoje. Não agradará a alguns espiritos criticos, pois nêle se entrelaça a história com velhas tradições populares e até com lendárias narrativas. História, lendas e tradições é apenas o exalar do inebriante aroma da antiga devoção dêste povo à Mãe de Deus."
(Excerto da Introdução)
Indice:
O motivo dêste livro [prefácio]. | Introdução. | A cidade de Leiria. | O Bispado. | Freguesias de: Leiria; Amor; Arrabal; Azoia; Barosa; Barreira; Caranguejeira; Cortes; Maceira; Marinha Grande; Marrazes; Milagres; Parceiros; Regueira de Pontes; Santa Catarina da Serra; Batalha; Calvaria; S. Vicente de Aljubarrota; Nossa Senhora dos Prazeres de Aljubarrota; Alpedriz; Juncal; Pataias; Reguengo do Fétal; Colmeias; Albergaria dos Doze; S. Simão de Litém; Vermoil; Monte Real; Carvide; Coimbrão; Monte Redondo; Souto de Carpalhosa; Vieira e Leiria; Ourém; Ceissa; Espite; Fátima; Freixeanda; Gondomaria; Olival; Rio e Couros; Urqueira; Vila Nova de Ourém; S. João de Pôrto de Mós; S. Pedro de Pôrto de Mós; Alearia; Alqueidão da Serra; Alvados; Arrimal; Mendiga; Mindre; Mira de Aire; Pedreiras; S. Mamede; Serra de Santo António; Sêrro Ventoso; Nossa Senhora de Fátima; Nossa Senhora na obra dos Poetas de Leiria; Epílogo. | Índice onomástico. | Erratas.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
Com interesse histórico e regional.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário