28 abril, 2019

BETTENCOURT, Aníbal Jardim - GUIA DO CAFEICULTOR DE MOÇAMBIQUE. [Por]... Engenheiro Agrónomo. Lisboa, Junta de Exportação do Café, 1956. In-4.º (23m) de 95, [1] p. ; [2] f. il. ; il. ; B.
1.ª edição.
Junta-se carta do autor, de Maio de 1957, assinada, com a chancela da Junta de Exportação do Café : Delegação de Moçambique, dirigida ao sr. Amadeu da Silva e Costa, informando-o do envio dum exemplar da presente obra e anexando um questionário: "Café : Ficha para ser preenchida pelos agricultores interessados na sua cultura".
Livro muito ilustrado ao longo do texto com desenhos, mapas e tabelas, alguns em página inteira, e duas estampas a cores em separado.
"A cafeicultura é uma exploração agrícola que só agora começa a expandir-se com uma certa segurança em Moçambique, onde a actual escassa produção de café provém, na sua quase totalidade, da colheita dos frutos dos cafèzeiros que vegetam espontâneamente na faixa arenosa do litoral.
Por circunstâncias várias entre as quais avulta a falta de conhecimentos basilares sobre a forma racional de aproveitar esta planta, fracassaram todas as tentativas de cultivo quer aproveitando as espécies cafeeiras autóctenes quer as exóticas.
Quando as altas cotações do café, nos últimos anos, levaram os agricultores a interessar-se em estabelecer novos cafèzais, a Junta de Exportação do Café decidiu proporcionar-lhes logo de início a orientação a seguir e criar em Moçambique uma delegação em condições de assegurar à cultura a indispensável assistência técnica. [...]
Tentamos através do presente trabalho fornecer esses conhecimentos técnicos, contribuindo para a formação de plantações estáveis e de exploração económica mesmo durante os períodos em que os preços do café forem menos favoráveis, e evitar que os agricultores recorram a dados fornecidos por publicações versando sobre cafeicultura noutros países, onde as condições ecológicas são completamente diferentes das de Moçambique, levando-os a adoptar normais culturais que, vantajosas nessas regiões, podem conduzir a resultados desastrosos naquela Província."
(Excerto da Introdução)
Sumário: Introdução. I - Espécies cafeeiras cultiváveis em Moçambique e áreas aproximadas de expansão de cada uma delas. II - Solos favoráveis às diferentes espécies cafeeiras. III - Obtenção de semente da espécie ou variedade a cultivar. IV - Viveiros. V - Plantação no local definitivo. VI - Sombreamento. VII - Operações culturais: Capina; Adubação; Poda; Rega. VIII - Doenças e pragas do cafèzeiro: Die-back; Doenças de carência; Doença dos olhos pardos; Ferrugem do café; Podridões do pé e raízes; Broca do tronco; Percevejo do café; Cochonilhas; Larvas de Parasa, sp., etc. IX - Colheira e preparação do café. Bibliografia. Índice dos assuntos.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse histórico.
Peça de colecção (nestas condições, e com o Questionário).
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário