17 setembro, 2015

MACEDO, Santos - CARTILHA Z (Gases de Combate). Prefácio do Tenente-coronel de Artilharia Mario da Silveira Guerra Freire Themudo. Por... Tenente de Engenharia. [S.l.], Edição do Autor, [1935]. In-8.º (16,5cm) de 71, [1] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Ilustrada nas páginas do texto com fotogravuras, desenhos esquemáticos e desenhos de equipamento anti-gás.
"O interêsse pela guerra química encontra-se no nosso País ainda localizado num limitado número de pessoas que em vão se esforçam por convencer a grande massa de uma população que aguarda com raro estoicismo a hora do sacrifício... [...]
Na extrema guarda avançada dos que porfiadamente se empenham pela organização da protecção anti-química no nosso País, encontra-se o autor desta excelente publicação. [...]
Os seus artigos publicados na Revista Defesa Nacional e as sua acertadas opiniões sôbre quaisquer questões  relativas à guerra química tornaram-no bem conhecido e muito apreciado por todos aqueles que se dedicam à especialidade.
O seu belo trabalho não tem porém apenas o interêsse restritamente militar que o autor lhe atribui, mas, e principalmente, uma utilidade que se estende a tôda a Nação, por isso, que, um dia, feito o seu licenciamento, serão êsses graduados e êsses soldados a quem, como diz o autor, êste trabalho se destina, a preciosa matéria prima a quem forçosamente se recorrerá para a necessária instrução anti-gás da população civil."
(excerto do prefácio)
Matérias:
I - Preliminares - O que é a Guerra Química? - Importância da Guerra Química. - Uma defesa Anti-Gás bem organizada e aceite restringe os efeitos da Guerra Química. II - Gases de combate - Resumo histórico. - O que são gases de combate? - Principais características dos gases de combate. - Classificação dos gases de combate. III - Meio de ataque. IV - Meios de defesa. V - Instrução anti-gás - Princípios gerais. - Equipamentos de protecção individual anti-gás m/1933. VI - Palavras finais.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Ostenta carimbo oleográfico da biblioteca do Ministério da Guerra na capa e nas 1.ª e última página texto.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário