02 novembro, 2014

JOHANNSEN, Ernest - QUATRO DE INFANTARIA : frente ocidental - 1918. Tradução de Nogueira de Brito. Lisboa, Livraria Renascença : Joaquim Cardoso, Editor, [1930]. In-8º (19cm) de 208, [5], X p. ; B.
1.ª edição portuguesa.
"Quatro de Infantaria não é a designação dum regimento. É a algarismisação dum grupo de quatro soldados da Alemanha, que na ultima hecatombe universal, morderam o pó das trincheiras. É uma narrativa, principalmente, este livro, que, todo o publico europeu, tem lido com elevo. São episodios dos «fronts», coloquios, ora graciosos, ora remembrantes do que é o "homem", quando a tendencia ancestral de exterminio, sacode os seus instintos. Obra, mormente, de psico-analise. [...]
Ha em Quatro de Infantaria, periodos, e discrições duma flagrancia admiravel.
O ardor da luta aparece vivo, brutal, dominador; o embate das paixões assoma, verdadeiro, inconfundivel. É a vida incerta das trincheiras, o heroismo automatico dos predestinados para a luta, o sentimento inacto dos que vivem pelo coração o desalento a alimentar na alma a esperança de dias melhores."
(excerto do prefácio do tradutor)
"Os quatro marchavam ao sol e á chuva, açoitados pelos ventos, palmilhando a lama dos caminhos, debaixo de neve, ora a passar por paisagens floridas, ora dominados por paragens solitarias, sempre a sonhar... a vitória."
(início do Cap. I, No reino da Morte)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário