17 setembro, 2022

ANTUNES, João - AS ORIGENS DO CHRISTIANISMO E O RACIONALISMO CONTEMPORANEO.
(Esboço de crítica positiva. Notas e commentarios)
. Porto, Typ. da Emprêsa Litteraria e Typographica, 1911. In-8.º (19 cm) de 127, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Interessante ensaio filosófico, sendo esta a primeira obra do autor.
"Hoje, como sempre, os conflictos de tendencias inttelectuaes affirmam-se com uma pujança intensa. As religiões cáem. Ouve-se o ruido confuso do bloco demolidor da critica e as constricções violentas dos systemas theogonicos, que o homem fez. A crise mental penetrou e corroe todo o corpo de doutrina. As vagas alterosas da descrença, em procella forte, conclamam em grita que «os deuses se vão.»
Esta affirmação concretisa um facto. As gerações primevas da humanidade tinham uma fé suave, tranquila e forte. Desdobraram-se as gerações e povoaram o orbe. Esse germe fecundo, que no povo judaico, segundo a Revelação christã, se encorporou, tendo por directriz psychica os elementos dynamicos da Inspiração, nas outras raças que impellidas por motivos mesologicos foram para longes terras, deturpou-se através dos tempos e através da consciencia. A consciencia, porém, não reagiu; esses corpos de doutrina formavam-se autonomamente."
(Excerto do Cap. I - Conflicto de tendencias)
Indice:
I - Conflicto de tendencias. II - Historicidade das origens do Christianismo. III - Jesus-Christo na Historia. IV - A Divindade de Christo. V - Os Evangelhos. VI - A primitividade christã (synchronismos). VII - A primitividade christã (continuação). VIII - Tres seculos de Christianismo nascente (synthese historica). IX - A Historia atravez da Historia. X - Reivindicações. XI - Prismas philosophicos. XII - A obra social do Christianismo. XIII - O Modernismo (conclusão.).
João Antunes (1885-1956). "Escreveu com rara inteligência, um conjunto apreciável de artigos (em revistas) e livros, sobre "conhecimentos que pela sua natureza se não devem vulgarizar". Trata-se, evidentemente, de temas ligados ao ocultismo (na sua versão primitiva, via Papus), cabalismo, esoterismo, teosofia, martinismo, teurgia, templarismo, maçonaria, carbonarismo, etc. Mas foi, particularmente, um grande mentor do pensamento teosófico, quando este estava ainda (por cá) no seu começo, tendo sido um dos fundadores (e primeiro presidente: até 1924?) da Sociedade Teosófica de Portugal [STP], nascida em 1921 [juntamente com Silva Júnior (secretário-geral e presidente a partir de 1924?), Oscar Garção, Berta Garção, Francisco Esteves da Fonseca, Artur Nascimento Nunes, Domingos Costa, Maria O'Neill].
João Antunes conhece, estuda e divulga os grandes iniciados, de Hermes Trismegisto aos pitagóricos e mestres gnósticos, passando por Besant, Elifas Levi, Blavatsky, Guaita, Leadbeater, Peladan, Huissmans, G. Encausse (ou Papus, grão-mestre martinista), Saint-Martin, recorre até a Filon, Dante, Leonardo, Goethe. Conhece, portanto, a melhor (e, surpreendentemente, também a mais restrita) da bibliografia iniciática do seu tempo. Ao mesmo tempo convoca para as "ciências malditas" alguns autores ou adeptos lusos, incorporando-os na tradição iniciática portuguesa. Refira-se aos trabalhos feitos (ou às notas expostas) sobre Gil Eanes (ou Rodrigues) de Valadares, Colombo (vários artigos), Camões, D. Francisco Manuel de Melo, Pascoal Martins (ou Martinez de Pasqualys, reorg. do cabalismo maçónico), Padre António Vieira, Visconde Figanière e Morão [um dos primeiros membros da S. Teosófica de Blavatsky e pouco estudado por cá], Leonardo Coimbra, José Teixeira Rego, Ângelo Jorge (da O. Martinista), Sampaio Bruno, Alphum Sair (pseud. de um sócio do Instituto de Coimbra).
Alguma Bibliografia: As origens historicas do Christianismo e o racionalismo contemporâneo, s.d. / O Hipnotismo e a Sugestão, 1912 / Hipnologia Transcendental, 1913 / Oedipus: As Sciencias Malditas, 1914 / O Espiritismo, 1914 / A Teosofia: estudo da filosofia sincrotista, 1915 / A História e a Filosofia do Hermetismo, 1917 / A Maçonaria Iniciática, 1918 / O Livro que mata a morte [de Mário Roso de Luna, em versão port. de J. A.], Ed. Isis, 1921 / O Ocultismo e a Sciencia Contemporânea, 1922."
(Martins, José Manuel - João Antunes : notas e bibliografia, in http://almocrevedaspetas.blogspot.com/2007/02/o-dr.html~)
Exemplar brochado, parcialmente por abrir, em bom estado geral de conservação. Capa algo manchada, com pequena falha de papel no canto inferior dto.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível

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