13 janeiro, 2022

ROSSIGNON, Julio - MANUAL DO JARDINEIRO E DO ARBORICULTOR OU ARTE DE COMPÔR, DIRIGIR E ADORNAR TODA A QUALIDADE DE JARDINS.
De cultivar e propagar as flores, as hortaliças; de podar e enxertar as arvores fructiferas; formar latadas, aclimar as plantas exoticas na America meridional, por... e traduzido do hespanhol por José de Castro Freire de Macedo. Com estampas
. Paris, Livraria de Vva J.-P. Aillaud, Guillard e Cia, 1866. In-8.º (16,5 cm) de [4], XI, [1], 320 p. ; il. ; E.
1.ª edição.
Interessantíssimo manual de jardinagem publicado no 3.º quartel do século XIX. No frontispício pode observar-se, lado a lado, ao centro, o brasão de armas de Portugal e do Império do Brasil.
Ilustrado com bonitos desenhos ao longo do livro.
"Não ha divertimento mais grato, mais recreativo e mais util do que o da jardinagem e o da arboricultura. Os cuidados que exigem não nos desviam das obrigações da vida social, e quando esta nos deixa alguns momentos de escanço, não podemos empregar melhor o tempo do que entregando-nos á cultura das flores e das arvores. Aquellas deleitam-nos pelas suas côres variadas e pelos seus perfumes; estas pelas suas formas, ou pelos seus frutos.
Para cultivar umas e outras ha regras certas e determinadas, estabelecidas pela experiencia e pela intelligencia dos homens que com verdadeiro amor se têem entregado a esta cultura; estas regras são as que apresentâmos compendiadamente neste Manual, que por isso se torna muito util, porque evita a Portuguezes e Brazileiros a aquisição de muitos livros, nos quaes se acham espalhadas as materias, que systematica estão colleccionadas neste livro.
Os nossos leitores Luso-Brasileiros encontrando neste Manual as noções preliminares de botanica; o modo de semear, educar e conservar as plantas e as arvores frutiferas; a theoria dos differentes enxertos acompanhada de estampas illustrativas; e o modo de arranjar os pomares, as hortas e os jardins, têem ao seu alcance todos os meios de fazer devida e regularmente esta cultura, restando-lhes apenas fazerem as modificações que são destinadas pela differença dos climas, e pela differença de zonas, o que a experiencia facilmente fará conhecer."
(Excerto da apresentação d'O Traductor)
"A arte de arranjar os jardins, e de dirigir a cultura das hortaliças e das lores tem chegado na Europa ao mais alto gráo de perfeição. Muitas obras se têem publicado obre a cultura das flores, das arvores frutiferas, das plantas exoticas, etc.; mâs ate agora ainda se não publicou um livro deste genero para os Americanos e para as Colonias; e é por ventura devido a esta falta o atrasamento em que se acha a horticultura americana. Apesar disto todos os dias se vai introduzindo naquelles formosos paizes o gosto pelas flores; fazem-se ensaios de acclimação; e a America procura multiplicar as arvores frutiferas da Europa, e augmentar o numero das suas flores com as do antigo mundo. [...]
Dâmos principio ao Manual do jardineiro com algumas noções elementares de botanica horticola, que são indispensaveis para se comprehenderem perfeitamente todos os phenomenos da vegetação; os cuidados que exigem as plantas; as precauções que se devem tomar para exentar, cruzar e modificar as varias especies de verduras de flores, de frutas, etc. Depois tratâmos da composição dos terrenos, e dos processos empregados para modifica-los e faze-los susceptiveis de cultura, qualquer que seja a sua primitiva composição."
(Excerto da Introducção)
Jules Rossignon (? - 1883). "Foi um professor francês, escritor, agricultor científico e cafeicultor internacional. Cultivou café em Las Victorias, Alta Verapaz, Guatemala, fazenda convertida em parque nacional desde 1980. Rossignon foi professor na Universidade de Paris e director científico da empresa Belgian Colonization Company."
(Fonte: wikipédia) 
Encadernação inteira de pele trabalhada, com dourados na pasta anterior e na lombada.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Páginas levemente oxidadas.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário