
1.ª edição.
Importante estudo comportamental realizado com presos violentos da Cadeia Nacional de Lisboa, numa época em que as disciplinas em sub-título e a ideia de reabilitação davam os primeiros passos.
Obra de fôlego projectada para vários tomos, no entanto apenas este volume viria a ser publicado.
Livro ilustrado com quadros e tabelas estatísticas ao longo das páginas de texto.
"D'entre os inumeros condenados que anualmente dão entrada na Cadeia Nacional de Lisboa, destaca-se, pelo interesse scientifico que disperta, um certo numero de delinquentes que merecem ser estudados como tipos criminaes.
Nenhun d'esses delinquentes indica, é certo, à primeira observação, estigmas degenerativos que mostrem tratar-se de tipos criminaes classicos, embora a preversão que manifestam nos convença de que só por virtude de grandes anomalias podiam ser levados á sua execução.
Não queremos dizer com isto que unicamente os individuos anormaes possas ser dotados de sentimentos de preversão, ou que só estes individuos possam ser arrastados a actos crueis na execução dos seus crimes. Seria isso uma super-afirmação da escola antropologica, de que não somos adepto por forma absoluta. O que pretendemos dizer, é que a perversão demonstrada por esses delinquentes está tão longe das formas ordinarias da nossa criminalidade, que constitue um tipo anormal, digno de comparação e analise com alguns tipos já classificados pela moderna criminologia. São casos curiosos da criminalidade portuguesa, dignos de serem estudados, sob o ponto de vista antropologico, psicologico e social."
(Excerto de Cap. I, Preâmbulo)
Índice:
Capítulo I: [Preâmbulo.] - Estado Civil. - Profissão. - Naturalidade e Domicilio. - Factor Económico. - Instrução. - Educação. - Idade. - A Civilisação. - Hereditariedade. - Imitação e Contágio. - Alcoolismo. | Capítulo II. - Sistema Reformatorio.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capa apresenta falha de papel no canto inferior esquerdo.
Raro.
Com interesse histórico e criminal.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário