26 fevereiro, 2020

MANUEL, José da Câmara - MANUAL PRÁTICO DE CORRESPONDÊNCIA FAMILIAR. Contendo numerosíssimos modelos de Todo o género de correspondência íntima e de etiqueta. 11.ª edição. Lisboa, Livraria Popular de Francisco Franco, [1957]. In-8.º (19 cm) de 189, [3] p. ; B.
Curioso manual de "correspondência" - de todos os tipos para todas as ocasiões - muitíssimo divulgado entre nós, como atestam as suas múltiplas reedições. Convites para baptizados, casamentos e funerais, cartas de felicitação por aniversários, boas-festas,  de solicitação, de recomendação, de empenho, de pêsames, de género familiar, entre pais, filhos, parentes em variados graus e em todas as circunstâncias da vida, etc., etc.
"Os livros deste género não se destinam às pessoas que, pela sua educação e instrução e pelo hábito de escrever, se supõe não terem deles necessidade; são feitos para os que têm precisão de saber, para os que, não vivendo num meio intelectual e dedicando-se a misteres e ocupações em que o trato das letras não constitui convívio permanente ou mesmo indispensável, não têm facilidade em redigir, em concretizar o seu pensamento em poucas palavras e desconhecem as regras mais elementares da epistolografia, isto é, da arte de escrever cartas, de qualquer género.
Pode mesmo suceder, e sucede, que uma pessoa que tem relativa facilidade em escrever se encontre muitas vezes embaraçada, por desconhecimento das fórmulas estabelecidas, para se dirigir a determinada pessoa ou entidade. Por sua vez, essas também poderão recorrer, com vantagem, a estes elucidários epistolares."
(Excerto da Primeira Parte, Generalidades)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com pequenos defeitos.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário