11 abril, 2018

ARNOSO, Conde d' - SUAVE MILAGRE : mysterio em 4 actos e 6 quadros. Extrahido de um conto de Eça de Queiroz com versos de Alberto d'Oliveira e musica de Oscar da Silva. Lisboa, Livraria Ferin, 1902. In-4.º (23cm) de 119, [5] p. ; [2] f. il. ; il. + Partitura 8 p.; E.
1.ª edição.
Ilustrada nas páginas do texto com fotogravuras referentes à representação da peça no Teatro D. Maria, e em duas folhas separadas impressas sobre papel couché: a primeira, no início do livro, inclui os retratos de Eça, Conde de Arnoso, Alberto de Oliveira, Óscar da Silva e Manini, e a segunda, no final, com a reprodução de uma aguarela do rei D. Carlos, oferecida ao Conde de Arnoso no dia da 15.ª representação da peça.
Contém ainda um destacável com a indicação: "a apresentação d'esta senha dá direito a um exemplar da musica d'este Mysterio", seguido do encarte da dita música - «Musica do Suave Milagre» -, por Óscar da Silva, que raramente acompanha a obra.
Bernardo Pinheiro Correia de Melo, Conde de Arnoso (1855-1911). Fidalgo da Casa Real, secretário particular do rei D. Carlos, "homem de finíssimo trato, tendo aprendido o culto das belas letras no convívio paterno, dedicou alguns dos seus ócios à literatura tendo publicado vários trabalhos." Amigo de Eça de Queiroz, integrava como ele o "grupo jantante" Vencidos da Vida.
Encadernação inteira de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar conjunto.
45€

Sem comentários:

Enviar um comentário