30 dezembro, 2017

PEREGRINAÇÃO AO TUMULO DO SOLDADO DESCONHECIDO. Catalogo das oferendas : tributo de homenagem dos peregrinos - Mosteiro da Batalha : Templo da Patria. [S.l.], [Comissão dos Padrões da Grande Guerra], [1924]. In-8.º (21cm) de 64 p. ; [3] f. il. ; B.
1.ª edição.
Ilustrada com três fotogravuras, impressas sobre papel couché.
Inclui a lista das oferendas dos peregrinos aos Soldados Desconhecidos, em número de 355, com as respectivas descrições.
"No dia 9 de Abril de 1921 foram conduzidos para o Mosteiro da Batalha, Templo da Patria, os Dois Soldados Desconhecidos, vindos da Flandres Francesa, e da Africa Portuguesa (Angola e Moçambique) representando os Gloriosos Mortos das expedições enviadas aos referidos teatros das operações e simbolizando o sacrifício heroico do Povo Português.
Em cortejo de Apoteóse foram trazidos por numerosa Peregrinação presidida pelo venerando Cidadão Doutor Antonio José de Almeida, Presidente da República Portuguesa; Govêrno; Congresso; altos representantes da Magistratura; Enviados Extraordinários e Missões Militares das Nações Amigas e Aliadas, onde se encontravam os nomes prestigiosos do Marechal Joffre, do Generalissimo Armando Diaz e do General Smith Dorrien; Generais, Almirantes e mais oficiais de Portugal; Contingentes de diferentes Unidades; Corporações Administrativas; Academias, Comércio, Indústria e Agricultura.
Todo o País se emocionou perante a solemnidade dêsse Cortejo, que do Palácio do Congresso da República foi à Estação do Rossio e depois de Leiria veio até à Batalha, voando sôbre o Mosteiro as nossas esquadrilhas de aeroplanos."
(excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Sem a capa de brochura frontal. Pelo interesse e raridade a justificar encadernação.
Raro e muito curioso.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário