06 julho, 2017

AMARAL, Francisco Keil – LISBOA : uma cidade em transformação. Lisboa, Publicações Europa-América, 1970 [copy de 1969]. In-8.º (18,5cm) de 237, [11] p. ; [28] p. il. ; B. Colecção Estudos e Documentos, 55
1.ª edição.
Ilustrada em separado com fotografias da cidade.
"As cidades são algo mais do que conjuntos de edifícios ladeando ruas e praças. São organismos vivos.
Os edifícios, as ruas e as praças formam, com as pessoas que ali habitam, transitam, trabalham e passeiam, unidades coerentes e características. A relação entre as construções e quem nelas vive e viveu é complexa, mas efectiva e constante. E a prova disso – de que sai organismos vivos – é que as cidades morrem, mesmo sem terem sido destruídas. Basta quebrarem-se os elos que ligam num todo harmonioso os edifícios e as pessoas; basta que o modo de vida deixe de corresponder à feição e ao carácter das edificações."

Matérias:
I. Sobre o crescimento urbano e suburbano de Lisboa. Alguns números e as realidades a que dizem respeito; II. Sobre a solidão em comum; III. Sobre a grandeza das cidades; IV. Sobre a ganância, o amor e outros materiais de construção; V. Sobre o automóvel na cidade; VI. Sobre uma aragem mediterrânica nos aspectos mais lisboetas de Lisboa; VII. Sobre as mulheres entaladas e a intervenção dos artistas plásticos na dignificação da cidade; VIII. Sobre edifícios de outros tempos e a nossa condição especial de lisboetas; IX. Sobre o Município e a transformação de Lisboa.
Francisco Keil Amaral (1910-1975). "É um dos mais conhecidos arquitectos portugueses e o seu talento peculiar é bem patente em numerosas obras cujo traçado tem concebido. Observador atento dos grandes fenómenos do urbanismo moderno, Lisboa mereceu-lhe, neste livro simultaneamente pitoresco e grave, um estudo de profunda repercussão cultural, pois trata-se da primeira obra em que se faz o balanço de toda uma política de urbanismo, se escalpeliza o estranho fenómeno do crescimento de uma cidade e se traça, enfim, um panorama rigoroso da nossa capital numa fase particularmente importante da sua existência. Nas próprias palavras do autor não se trata, pois, dum livro técnico, embora escrito por um profissional sobra as matérias do seu ofício. Tão-pouco dum livro teorizante – estendal de lucubrações eruditas para iniciados. É apenas um conjunto de reflexões sobre vários aspectos desta cidade bem-amada, ou que com ela se relacionam, para melhor compreendermos e mais sensata e equilibradamente a continuarmos.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas algo sujas. Com assinatura de posse no verso da f. guarda anterior.
Invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário