13 março, 2017

OLIVEIRA, Maurício de - LEOTTE DO REGO. No primeiro centenário do nascimento de um marinheiro ilustre : reportagem de uma vida. Lisboa, Editora Marítimo-Colonial, 1967. In-4.º (24,5cm) de 167, [5] p. ; XXXV p. il. ; [2] p. il. ; il. ; B.
1.ª edição.
Apreciada biografia do Almirante Leotte do Rego (1867-1923), ilustre marinheiro e prestigiada figura da República.
Muito ilustrada no texto e em separado, a p.b. e a cores, com fac-símiles, desenhos e fotogravuras.
Livro duplamente valorizado pelas dedicatórias autógrafas do autor, e do filho mais velho do biografado, Luís Leotte do Rego.
"Foi um homem honrado que não fez fortuna, mas deixou a lição da sua vida a filhos, netos e bisnetos. Serviu com honradez a Monarquia e a República, não se aproveitando de nenhum dos regimes."
(fonte: naval.blogs.sapo.pt)
"Completará este ano um século de existência - se fosse vivo - alguém que se revelou personalidade de singular evidência na vida pública e no meio naval deste país: Jayme Daniel Leotte do Rego, oficial ilustre da Armada, combatente das campanhas de Moçambique, governador ultramarino, parlamentar fogoso, chefe militar austero, comandante das forças navais na primeira Grande Guerra e, a par de tudo isso, homem honrado e cidadão possuidor de uma alma generosa e das mais belas virtudes cívicas."
(excerto da introdução)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse histórico.
40€

Sem comentários:

Enviar um comentário