09 fevereiro, 2017

PERALTA, Elsa - A MEMÓRIA DO MAR. Património, Tradição e (Re)imaginação Identitária na Contemporaneidade. Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas : Universidade Técnica de Lisboa, 2008. In-4.º (24cm) de 455 p. ; B.
1.ª edição.
Capa: More Sail, foto Alan Villiers/Museu Marítimo de Ílhavo
Interessante estudo entnográfico sobre Ílhavo e a ligação das suas gentes ao mar, sobretudo à pesca do bacalhau.
Tiragem: 1.000 exemplares.
"A presente obra debruça-se sobre a temática da memória cultural, procurando contribuir para a clarificação do corpo teórico específico de um âmbito de estudo vasto que atravessa diferentes áreas disciplinares e que tem vindo a receber uma atenção crescente por parte da academia. Tendo por base empírica o processo de construção de uma memória do mar em Ílhavo, com especial incidência sobre a activação patrimonial das vivências associadas à pesca do bacalhau à linha, este trabalho sublinha igualmente a preponderância do mar, na sua expressão histórica e simbólica, na construção da identidade nacional portuguesa."

(excerto da apresentação)
Elsa Peralta. "É doutorada em Ciências Sociais (na especialidade de Antropologia Cultural) pelo ISCSP-UTL, em 2006. Licenciou-se em Antropologia no ISCP-UTL em 1997 e fez o Master 1999 em Património Cultural na Universidade Complutense de Madrid (com reconhecimento do grau de Mestre pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra). Foi Assistente (2000-2006) e Professora Auxiliar (2006-2009) no ISCSP-UTL, tendo leccionado matérias de antropologia geral e metodologia das ciências sociais e regido a unidade curricular de "Património e Identidade". Actualmente é Investigadora de Pós-doutoramento no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa e Honorary Research Fellow na Universidade de Manchester.
A sua pesquisa tem incidido sobre processos de activação e materialização de memórias colectivas. Assumindo uma orientação interdisciplinar que emerge da intersecção entre a antropologia, a história e os estudos culturais, tem-se interessado particularmente pela forma como as noções de identidade e pertença são construídas e articuladas na esfera pública por recurso à fixação de imagens selectivas do passado. Tem também focado a sua investigação nas temáticas do património, da cultura material e dos estudos de museus. É autora do livro A Memória do Mar: Património, Tradição e (Re)imaginação Identitária na Contemporaneidade (ISCSP, 2008), no qual procura problematizar a relação entre memória e identidade na contemporaneidade tendo por base empírica o processo de activação de uma memória do mar em Ílhavo, onde realizou prolongado trabalho de campo."
(fonte: www.ics.ul.pt)
Exemplar brochado em bom exemplar.
Muito invulgar.

Com interesse histórico e regional.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário