28 janeiro, 2017

LISBOA 1821. A Cidade e os Políticos. Direcção: Zília Osório de Castro. [Lisboa], Livros Horizonte, 1996. Oblongo (24x22cm) de 257 p. a 2 cols, [3] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Muito ilustrada no texto com retratos e com desenhos e fotografias a p.b.
"Estudo que diz respeito à centena de deputados que, em Janeiro de 1821, chegaram a Lisboa, na sequência da eleição que tivera lugar no mês anterior, para formarem as Cortes Constitucionais, as quais, como o próprio nome indica, tinham como função principal a elaboração de uma Constituição. [...]
Ora, o trabalho da equipa da professora doutora Zília Osório de Castro procura, fundamentalmente, caracterizar a Lisboa e os políticos de 1821, captar o o perfil do deputados das Cortes Constitucionais, localizar as casas em que habitaram, reconstituir os trajectos que os «Pais da Pátria» efectuavam diariamente, enfim, captar os mais diversos elos de ligação que se estabeleceram entre a cidade e esses políticos oriundos das mais diversas partes de Portugal Continental, [...] os quais animaram e apaixonaram, incontestavelmente, a capital, no plano das ideias e das lutas políticas."
(excerto da apresentação)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Contracapa apresenta corte no canto inferior esquerdo ao longo do pé.
Invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário