03 setembro, 2016

MATOS, Pedro Fragoso de - ACÇÃO NAVAL PORTUGUESA CONTRA OS PIRATAS NO MAR DA CHINA. Lisboa, [s.n. - Comp. e imp. nas oficinas da Editorial Minerva], 1985. In-8.º (22,5cm) de 48, [4] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Ilustrada com diversos mapas nas páginas de texto.
Tiragem: 200 exemplares.
Interessante estudo histórico, nas palavras do autor, "uma breve síntese sobre as mais importantes e decisivas intervenções da nossa Marinha contra a pirataria no Mar da China.
Com efeito, analisando-se a acção naval portuguesa nessas longínquas paragens do Extremo Oriente, surge-nos como um dos seus principais e mais significativos vectores, a continuada e persistente repressão contra a pirataria, verdadeira praga desses mares, a qual constituía um perigo constante das actividades marítimas que, a partir do século XVI, levaram os portugueses ao Sueste Asiático."
Matérias:
1. Introdução. 2. Fundação do Estabelecimento de Macau. 3. Possibilidade de abandono e destruição de Macau (Séc. XVII). 4. Pedido de auxílio à Marinha Portuguesa (Séc. XVII). 5. Pedido de auxílio do Mandarim de Ansam (Séc. XVIII). 6. Consagração dos portugueses em Macau. 7. Operações contra piratas em Coloane. 8. Considerações finais.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.

15€

Sem comentários:

Enviar um comentário