20 abril, 2016

COSTA JÚNIOR - AO SERVIÇO DA PÁTRIA. A Marinha Mercante Portuguesa na Primeira Grande Guerra. Lisboa, Editora Marítimo Colonial, 1944. In-8.º (19cm) de 159, [5] p. ; [10] p. il. ; B. 
Capa de Pinto de Magalhães.
1.ª edição.
Ilustrada com desenhos e fotogravuras em folhas separadas do texto.
Contém a relação de barcos da marinha mercante portuguesa afundados durante a Grande Guerra.
"Ao apresentar êste livro, a Editora Marítimo Colonial não tem outro objectivo que o de prestar homenagem aos bravos tripulantes da nossa Marinha Mercante aos quais o país tanto deve, em dedicação e em sacrifício, na guerra ou na paz.
Na primeira conflagração mundial, a Marinha Mercante portuguesa pagou um pesado tributo de sangue. Foram muitas as suas perdas e muito extenso o seu rol de vítimas.
Êste livro, escrito pelo distinto jornalista Costa Júnior - que para êle coligiu apontamentos e ouviu testemunhas oculares - é um documento que fica, o primeiro no género que se publica no nosso país, a atestar o sacrifício da nossa Marinha de comércio, num dos transes mais difíceis da vida nacional."
(excerto da nota dos editores).
Matérias:
- O leme foi amarrado e salvo o cão de bordo. - Marinheiros portugueses ao serviço do governo estrangeiro. - Quando a morte embarcou a bordo do «Moçambique». - O inimigo não conseguiu o objectivo. - O caso extraordinário do vapor «Alentejo». - Um tiro de aviso... com bala. - À vista de terra. - A mais insignificante vítima do submarino. - Abandonado entre o céu e o mar. - Um submarino navegando à vela. - Fazia um frio medonho, horrível. - Mar chão, horizonte claros, nada à vista. - Mais de 470 milhas em dories, sem mantimentos nem água. - «Momento daqueles não esquecem mais...». - Relação de barcos mercantes portugueses afundados durante a Grande Guerra.
José Maria Marques Costa Júnior (1906-1988). "Foi um jornalista português. Desenvolveu actividade profissional em A Luta, no Diário da Manhã, onde foi chefe de redacção, e no Diário Popular. Foi um dos primeiros repórteres correspondentes portugueses na Guerra Civil de Espanha." Publicou: A Espanha sob o Terror Vermelho (1937); Ao Serviço da Pátria : a Marinha Mercante Portuguesa na Primeira Grande Guerra (1944); Andorra, País do Pitoresco (1955); História Breve do Movimento Operário Português (1964); Dez Histórias para os Meus Netos (1967).
Exemplar brochado, revestido com sobrecapa policromada, em bom estado de conservação. Sobrecapa apresenta defeitos. 
Invulgar e muito apreciado.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário