13 março, 2016

ROCHA, Hugo - FUTEBOL : romance. Porto, Lello & Irmão, 1957. In-8.º (19,5cm) de 378, [6] p. ; B.
1.ª edição.
Curioso romance sobre os meandros do desporto-rei português e a sua ligação com as ex-colónias, dedicado pelo autor "àqueles com quem,outrora, joguei a bola, tanto aos que assinalaram o seu nome na história do futebol em Portugal como aos que não deixaram rasto, como eu, da sua passagem pelos terrenos de jogo - esta história dum caso fictício que talvez se assemelhe a alguns casos reais.".
"A história que vou contar não se abona com a pretensão de ser o processo do futebol. Na verdade, este não é chamado, aqui, à barra do tribunal. Sem dúvida - não é isto segredo para ninguém -, o futebol, como desporto organizado sobre bases mercantis, enferma de certos males e é culpado de certas faltas, se não se quiser dizer, mesmo, de certos crimes... Um simples romance não é, porém, um libelo acusatório. Não cabe ao autor deste instruir o processo dos delitos em que o futebol tem incorrido. Julgue-o quem quiser julgá-lo..."
(excerto do antelóquio)
Hugo Rocha (1907-1993). Escritor e jornalista português, autor de mais de uma dezena de monografias de temática variada. "Nascido em 1907 na cidade do Porto, Hugo Rocha desde cedo percebeu que a sua grande vocação era o Jornalismo. Teve uma passagem muito intensa pela redacção do Jornal O Comércio do Porto, ao qual esteve ligado até se reformar aos 74 anos. Após uma vida inteira a “respirar” jornalismo, veio a falecer a 24 de Fevereiro de1993."
(fonte: teoriadojornalismo.ufp.edu.pt)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Pouco vulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário