16 março, 2016

ÀS JOVENS MÃIS. Paris, Sociedade dos Produtos do Milho [Maizena], [193-]. In-8.º (18cm) de 35, [1] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Muito ilustrada com desenhos e excelentes fotogravuras em página inteira.
Raro livrinho dirigido à mães com conselhos de puericultura. Trata-se de um esplêndido exemplo de propaganda comercial, obra subsidiada pela Maizena, e produzida pela Draeger (Paris), importante impressora francesa e pioneira no ramo da publicidade, famosa por, durante décadas, ter executado obras primas da edição francesa e alguns dos mais belos e conseguidos catálogos de conhecidas marcas.
"A mais elevada e mais sagrada missão da mulher é gerar os seus filhos e criá-los bem. Mas a ternura maternal nem sempre atinge êsse fim. Quantas crianças adoecem, por vezes gravemente, devido à falta de tratamento inteligente!
É perfeitamente compreensível a atrapalhação duma jovem mãi em presença do seu primeiro filho. Êste apresenta a cada instante reacções que ela desconhece; na sua terna solicitude a mãi imagina logo que o seu filho está doente: daí, quantas intervenções desastradas da parte dela e das pessoas que a rodeiam!"
(excerto da introdução)
"Chama-se desmamar o separar a criança do peito. Esta mudança deve fazer-se normalmente aos 16 meses. Mas antes disso há um período transitório.
Preparação da criança para o desmame.
Assim que a criança atinja os 7 meses, poderemos começar a dar-lhe qualquer coisa além do leite. Substituímos uma mamada por farinha láctea preparada com água (3 colheres de café de farinha láctea, 170 gramas de água, cozedura 10 minutos), ou por uma papa de Maizena.
A Maizena é um produto de primeira ordem, que convém especialmente à criança de mama, e dada a sua composição, poderá ser o seu primeiro alimento depois do leite."
(excerto de, O desmame; A Maizena)
Quanto à farinha Maizena, deixamos uma breve sinopse da sua história: "A farinha de amido de milho MAIZENA nasceu nos Estados Unidos no distante ano de 1856, uma criação dos irmãos Duryea. A empresa dos irmãos, a Corve Stach Manufacturing inicialmente vendia farinha fina de milho mas de uma forma a granel pelo que a Maizena surgiu devidamente embalada de modo a oferecer melhores condições de higiene e depressa se tornou num produto comercial com muita popularidade. A Maizena chegou a Portugal quase meio século depois, em 1905 e desde então tem-se mantido num produto muito popular, com diversas utilizações. Inicialmente e durante várias décadas foi até utilizado como produto adequado para engomar vestuário mas sobretudo na confecção de papas para bébés."

(fonte: hiperdescontosepromocoes.com)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Sem indicação de registo na BNP.
Peça de colecção.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário